Quer estagiar? Existem vagas

Sobram vagas no CIEE de Passo Fundo. São 120 para o programa de estágios e quatro para o Aprendiz Legal

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Centro Integração Empresa Escola - CIEE de Passo Fundo está 120 vagas de estágio e quatro vagas para Aprendiz Legal nas empresas da cidade. Segundo o supervisor do CIEE de Passo Fundo, Adriano Lírio, em certas áreas existe bastantes oportunidades de estágio, como é o caso da administração. Uma pesquisa realizada pelo próprio centro constatou que seis cursos foram responsáveis por 68% das vagas para estagiários em 2011 – 24% em administração, 18% em pedagogia, 13% em direito, 15% em educação física, 4% em ciências contábeis e 4% em informática.

Lírio atribui a quantidade de vagas disponíveis ao crescimento do município. “É uma tendência de desenvolvimento. O aumento do número de empregos é um fator que acaba refletindo nisso, visto que muitos estudantes já estão empregados. O próprio perfil do município de Passo Fundo, onde predomina área de serviços, é outro fator”, explica. Ele ainda ressalta que, de acordo com os resultados da pesquisa, oferecimento de vagas de estágio é constante em alguns setores, como na área da administração.

O estudante interessado em entrar no mercado deve buscar essa colocação, visto que a demanda é muito grande por parte das empresas. Lírio ressalta que a oportunidade não é boa somente para o estagiário, mas também para os empregadores. “Importante que as empresas abram as portas para os jovens, pois é uma boa oportunidade pra descobrir grandes talentos”, finalizou.

Entrando no mercado de trabalho

São duas maneiras de entrar no mercado de trabalho através do CIEE. A primeira é o programa de estágios, disponível para estudantes com mais de 16 anos e que estejam vinculados com o ensino médio ou ensino superior. O estudante realiza o cadastro através do site ou no próprio CIEE. Após isso, deve levar a carteira de identidade, CPF e comprovante de matricula da escola para finalizar a inscrição.

As atividades em estágio promovem o protagonismo juvenil, desenvolvendo os jovens, como sujeitos de direito, para a vida cidadã e para o trabalho. Os estagiários recebem uma bolsa auxílio mensal por um período de até 24 meses na mesma organização e têm um acompanhamento permanente por parte de profissionais das Organizações, das Instituições Educadoras e do Agente de Integração CIEE.

A segunda maneira é através do programa Aprendiz Legal. Os requisitos são ter entre 14 e 24 anos e estar cursando ensino fundamental ou médio, e podem ter concluído o ensino médio. Os aprendizes recebem uma formação teórica de educadores sociais, que abordam temas específicos à inclusão produtiva, nas instalações do CIEE ou junto da comunidade, desenvolvendo a prática e a teoria de forma remunerada, em Organizações públicas e privadas durante um período de até dois anos. O programa estimula a formação da consciência cidadã, através de iniciativas e ações que promovem o exercício da cidadania.

Gostou? Compartilhe