Curso capacita produtores sobre Canola

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

De acordo com o zoneamento agroclimático a partir da segunda quinzena de abril inicia-se o período indicado para o plantio de Canola no estado do Rio Grande do Sul, e é com o intuito de preparar agricultores, técnicos, agrônomos e demais interessados que a Abrascanola (Associação Brasileira dos Produtores de Canola), o Grupo Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS Biocombustíveis) e a Embrapa-Trigo promovem o “VIº Curso de Capacitação e Difusão de Tecnologia na Cultura da Canola”, nesta quinta-feira (15/03), no auditório da Embrapa-Trigo, em Passo Fundo/RS.

A atividade tem por objetivo ser um importante fórum para discussões e apresentação de novas tecnologias para a canola, além do que se consolidar como importante evento técnico-político para a cultura. No encontro será abordado, através de palestras e painéis, o plano de fortalecimento da cadeia produtiva da canola, registro de defensivos, cases de sucesso, mercado, adubação, tecnologias de semeadura e de colheita, controle do mofo branco, entre outros. Para o vice-presidente da Abrascanola e coordenador do Departamento de Fomento da Bsbios Fábio Júnior Benin esse é um importante momento. “Com o curso os produtores podem adquirir conhecimento e se atualizar sobre a canola e, assim ficam bem preparados para o plantio da cultura,” afirmou Benin.

A canola se encaixa na região sul do país como uma excelente cultura de inverno, própria para a rotação de sistemas, é indicada para a produção de óleos comestíveis e o biodiesel. “Um outro benefício que os produtores tem com canola é a aquisição garantidada da safra. A Bsbios, indústria de biodiesel de Passo Fundo (RS) compra todos os grãos que foram fomentados pela companhia, além de prestar assistência técnica as lavouras,” ressaltou o engenheiro agrônomo. Na safra de 2011 o Brasil contou com 60 mil hectares de área plantadas com Canola, destes 35 mi ha somente no Rio Grande do Sul. A Bsbios foi responsável pelo fomento de 25 mil ha nos três estados do sul do país.

Gostou? Compartilhe