A aposta nas previsões climáticas deu certo para um produtor de melão em Passo Fundo. A colheita da segunda safra do ano surpreendeu pelo tamanho e a qualidade dos frutos. O clima seco e quente, aliado ao correto manejo com a irrigação artificial criaram as condições ideais para o desenvolvimento da cultura. Frutos com peso variando entre 2,5 e 3,2 quilos transformaram a safrinha em uma safra maior do que a colheita principal.
O sabor e a qualidade dos frutos podem ser conferidos por quem visitar a tenda de Mércio Michel na Feira do Produtor. Como os frutos são grandes, muitas pessoas optam por levar apenas metade. Assim também é possível conferir a qualidade antes de levar para casa. De acordo com ele, muitos produtores não fazem o plantio tardio porque sempre há mais perspectivas de chuva, o que prejudica a cultura. Como neste ano a previsão era de continuidade da estiagem ele aproveitou a oportunidade para fazer uma nova safra. Não se arrependeu. Mesmo com uma menor quantidade de frutos por metro quadrado, o peso deles compensa. “A primeira safra foi boa, mas melhor ainda no tardio. A qualidade, o tamanho e a sanidade dos frutos estão excelentes”, observa.
Na primeira colheita a média era de oito frutos por metro quadrado, com peso médio de 1,2 quilos. Nesta safra, a produção varia entre seis e sete melões por metro quadrado. O peso, porém varia entre 2,5 e 3,2 quilos cada um.
Terra enxuta
Michel destaca que o melão é parecido com a melancia. Ele necessita de terra enxuta e irrigação quando necessário. O plantio aconteceu em 10 de janeiro e desde lá pegou apenas duas chuvas. A diminuição na quantidade de flores se deve ao calor excessivo durante o período da florada, mas mesmo assim o peso dos frutos que ficaram compensa. Outra vantagem da segunda safra é que como poucos produtores oferecem o fruto, o preço também é melhor.
As sementes utilizadas na lavoura são de origem chinesa Apesar de serem mais caras, o investimento compensou. O fruto tem como característica maior durabilidade depois de colhida em comparação às outras. São cerca de 15 dias. Outras variedades duram entre sete e oito dias. Michel, no entanto pondera que as sementes brasileiras também apresentam alta qualidade quando manejadas adequadamente.
No município
A época de plantio de melão se estende de setembro a janeiro. De acordo com o técnico da Emater de Passo Fundo Ademir Trombetta os produtores fazem o planejamento da lavoura para aproveitar o período e fazem plantio escalonado. Com o planejamento adequado é possível dispor de melão em épocas em que o preço da fruta é melhor. Neste ano o clima colaborou com os produtores. “Todo produtor de frutas e hortigranjeiros tem irrigação na lavoura. Quando o clima é quente e se oferece água para as plantas as doenças diminuem e a qualidade das frutas é melhor”, finaliza. A produção média nesta safra foi de três quilos por metro quadrado.