A Bayer colocará no mercado da região sul na safra 2012-2013 o fungicida FOX. O produto que já é comercializado no centro-oeste do país promete trazer uma série de benefícios aos produtores de soja. Além do controle de doenças fúngicas, ele é um aliado da planta em momentos de estresse hídrico. Com esses benefícios, é possível garantir um incremento de produção e um crescimento das plantas mais uniforme, mesmo com menores quantidades de água.
O produto foi apresentado durante a Expodireto Cotrijal 2012. O agrônomo de Desenvolvimento de Mercado da Bayer em Passo Fundo Bruno Welter explica que as doenças causadas por fungos têm aumentado a incidência a cada ano. Nesta safra o problema não foi tão evidente em função da estiagem pela qual o Estado passou e que comprometeu boa parte da produção da commodity.
Um dos ativos do FOX pertence a um novo grupo químico. Conforme Welter isso propicia que o produtor tenha um melhor controle de doenças como o oídio, por exemplo. Esta é uma das primeiras doenças que incide na lavoura e se não tratada adequadamente abre o caminho para outros problemas e a queda na produção. A indicação geral é de uso do FOX aliado ao Sphere Max, também da Bayer. “Recomendamos no plano de manejo FOX na fase vegetativa da soja que é a fase mais sensível da cultura porque ela está crescendo. Se começar a doença e você não cuidar ela vai perdendo desde o início”, destaca. Em anos como este, em que há uma significativa redução da área foliar das plantas, é preciso proteger cada uma delas.
Contra a seca
O FOX traz entre outros benefícios, a proteção contra o estresse hídrico das plantas. De acordo com Welter o produto estimula a produção de clorofila, que é a base da fotossíntese, de cera, que é uma proteção da folha, e uma melhor estruturação das paredes celulares. Tudo isso protege a folha contra a perda de umidade. “Quando uma planta está protegida com FOX e passa por um período de seca ela vai crescer mais dentro da normalidade. Temos monitorado no campo e temos valores de aumento de até 20% na área foliar”, observa. Ele ressalta que o produto não se trata de um fertilizante. O que acontece é que com a planta mais protegida ela pode manter um ritmo de crescimento mais próximo da normalidade em comparação a plantas que passam por estresse hídrico e não recebem o tratamento.
O aumento do tamanho e quantidade de folhas foi comprovado nas áreas testadas com o apoio da UPF que realizou testes de laboratório. “Tendo mais folhas num ano que tem seca, se tem um potencial de lavoura muito maior e nas primeiras colheitas observamos isso. Na safra passada, no centro-oeste fizemos 640 áreas demonstrativas sempre comparadas às lavouras padrão do produtor, e a única coisa que mudava era o fungicida. Em 88% das áreas com FOX tivemos ganhos que variaram até 25 sacos e uma média de oito a 12 sacos de acréscimo na colheita”, afirma. Nas primeiras áreas testadas na região sul com o produto, o aumento da produtividade média é de 13 sacos com o FOX.
Novo produto protege a soja de doenças e estresse hídrico
· 2 min de leitura