Quando licenciou um campo de 10 hectares em Carazinho (RS) para a produção de semente básica da cultivar de soja FPS Iguaçu RR, Cornelis Souilljee, da Sementes São Bento, não imaginava o resultado que iria obter.
Em uma safra castigada pela falta de chuva, a área sem irrigação rendeu 570 sacos líquidos, uma produtividade superior a 50 sacos por hectare. “O resultado me surpreendeu”, afirma Souilljee. De acordo com o produtor de sementes, a cultivar demonstrou alta tolerância à seca e excelente comportamento em relação a doenças. “A FPS Iguaçu RR apresentou menos incidência de doenças radiculares, que são as grandes causadoras de quedas na produtividade de outros materiais”, explica Cornelis Souilljee. “É uma cultivar que tem futuro”, conclui.
Resultado de uma parceria entre a Fundação Pró-Sementes e a Melhoramento Agropastoril, a FPS Iguaçu RR é uma soja de ciclo super precoce, pertencendo ao grupo de maturação 5.0. É indicada para plantio nas microrregiões 102, 103 e 201, e possui hábito de crescimento indeterminado. Conforme Souilljee, a cultivar compete com a Ns 4823 e a A 4725 RG.
A FPS Iguaçu RR estará disponível para a produção de grãos na safra 2013/2014.