Um empreendimento cheio de sabor

Empresária aposta no fornecimento de alimentação para empresas, cria um negócio lucrativo e com potencial de expansão

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LeonardoAndreoli/ON

Quando Marlides Dambrós começou a trabalhar com a produção de viandas em 2001 não imaginava encontrar o filão de mercado que atende hoje. Especializada no fornecimento de refeições para empresas, ela viu o empreendimento crescer e hoje aposta num posicionamento mais definido para ampliar o número de clientes sem deixar de lado os princípios com os quais a empresa foi criada. Consultoria, cursos de especialização e treinamento dos colaboradores são a base para crescer sem abandonar o sabor e o aroma de comida caseira característicos da Cia. da Panela.

A experiência com a produção de alimentação em grande escala iniciou ainda em 1990 quando Marlides liderava uma equipe de aproximadamente 10 que serviam cerca de 400 refeições por dia na Minuano. Após sair da empresa e iniciar o próprio negócio, o reconhecimento do trabalho por parte dos amigos começou a abrir as portas para o novo mercado. Para permanecer nesse mercado competitivo, ela aposta no atendimento personalizado aos clientes como forma de atender as expectativas e necessidade de cada um e também para fidelizar. O trabalho tem dado resultado. Com algumas empresas ela já trabalha há oito anos.

Cardápio
Com a orientação e supervisão de uma nutricionista, o cardápio é elaborado mensalmente. Apesar de ele ser padrão, a empresária se preocupa em atender as peculiaridades de cada cliente. “É um cardápio padrão e a partir dele as empresas dão retorno solicitando modificações ou pedindo para trocar um prato ou outro”, acrescenta. Enquanto em alguns lugares as pessoas não gostam de peixe, em outras o pedido é para que seja servido duas vezes por mês, por exemplo.

Planejamento
Para investir no mercado de fornecimento de refeições para empresas, a empresária aposta em um serviço de consultoria e planejamento estratégico. O objetivo é manter o trabalho personalizado e as características como o sabor e o aroma caseiro dos alimentos, mesmo aumentando a quantidade. “Temos sempre que buscar novos conhecimentos e estudos de mercado sem perder de vista que o atendimento ao cliente está em primeiro lugar. A qualidade é atender o cliente naquilo que ele busca. Não é o que a gente gosta ou acha que está certo”, observa a empresária.   Marlides é pós-graduada em Tecnologia e Produção de Alimentos pela Universidade de Passo Fundo e atualmente cursa uma especialização na área de gestão na Fundação Getúlio Vargas.

Consultoria
O trabalho de consultoria pelo qual a empresa está passando atualmente permitirá identificar pontos fortes e também o que precisa ser melhorado ou redefinido para que a empresa possa crescer sem perder qualidade. “Amo meu trabalho e quero continuar nisso e hoje tem estrutura para crescer muito. Passo Fundo é uma cidade maravilhosa com muitas empresas a conquistar ainda. Agora é a hora de crescer e trabalhar”, justifica. Além de planejar o crescimento da empresa, a consultoria permitirá identificar clientes potenciais. “Dentro do planejamento estamos estudando para não fugir daquilo que acreditamos desde o início que não é servir uma refeição industrializada sem sabor e sem aroma. Nosso trabalho é levar a cozinha para dentro da empresa, uma comida mais saborosa e que as pessoas possam gostar. Sempre temos retorno das pessoas elogiando nossos pratos. Queremos crescer mantendo essas características”, enfatiza. A empresária também está organizando um caderno de receitas da empresa para garantir que os alimentos tenham sempre as mesmas características.

Contratos
Os contratos com as empresas são diferentes. Em cada uma delas é necessário ter uma pessoa responsável pela colocação dos alimentos nos buffets e controlar a temperatura. Em algumas, um colaborador da própria empresa é treinado para fazer o serviço. Em outras, conforme o contrato, a empresária disponibiliza o colaborador. Os buffets também podem ser fornecidos pela empresária quando a empresa não tiver o equipamento disponível.

Atualmente a Cia. da Panela trabalha com sete empresas. De hospitais, lojas, cooperativas a empresas agrícolas, diariamente são servidas cerca de 600 refeições. Todos os dias o buffet tem arroz e feijão, um tipo de carne que varia durante o mês, e duas guarnições que são massas ou tortas salgadas, por exemplo, de duas a três saladas dependendo do pedido da empresa. Geralmente as saladas são: uma salada verde variada durante a semana, uma cozida (couve-flor, brócolis, cenoura, por exemplo) e uma cru, tomate ou outras. Para garantir o fornecimento durante todo o ano ela compra diretamente de uma fruteira. A empresária já tentou fazer contrato com um produtor, mas hoje prefere adquirir as saladas diretamente de uma fruteira. Devido a maior disponibilidade de fornecedores, a possibilidade de faltar algum tipo de salada diminui.

Ganho para as empresas
A empresária também destaca que as empresas que oferecem refeições aos seus colaboradores têm vários tipos de retorno, entre eles a manutenção do quadro funcional. “Hoje as pessoas trabalham fora e não têm tempo de chegar em casa e almoçar, por exemplo. Se a empresa fornecer a refeição para o seu colaborador é um ganho imenso até porque hoje temos dificuldade enorme de mão-de-obra”, esclarece. Hoje a Cia. da Panela trabalha com sete empresas. Destas, seis são de Passo Fundo e uma de Coxilha. A entrega das refeições é terceirizada.

Segurança
Marlides tem a preocupação constante de garantir a segurança dos alimentos preparados e entregues às empresas. Para evitar qualquer risco de contaminação dos alimentos ela aposta no cuidado frequente e também em capacitação periódica da equipe de trabalho. O acompanhamento da nutricionista também foi fundamental ao longo do trabalho para corrigir falhas no sistema de produção. “O risco de contaminação tem que ser mínimo e o cuidado tem que ser o máximo possível”, acrescenta. A empresa tem sete funcionários que trabalham no preparo dos alimentos e dois funcionários que trabalham nas empresas para cuidar do buffet nesses locais. Numa delas o buffet funciona do meio-dia às 18h.

O trabalho de consultoria para o planejamento estratégico da Cia. da Panela está sendo realizado pelo diretor da CBD Management Consultoria Empresarial Cesar Buaes Dal Maso. Confira na entrevista abaixo alguns detalhes do processo:

Administrar - Como iniciaram os serviços de gestão na Cia. da Panela? Como a empresa que você assessora fez para se reposicionar no mercado?
César Buaes Dal Maso - Em um primeiro contato, a Cia. da Panela procurou a CBD para um serviço de estruturação dos negócios com as empresas em que gostaria de realizar as refeições empresariais. Fizemos uma segmentação de mercado reunindo potenciais compradores em uma ação monitorada de marketing. Assim, após sucesso com os as negociações, em um segundo momento, fomos contratados para a iniciação em assessoramento estratégico permanecendo no serviço de estruturação de negociações.

ADM – A partir disso, quais os passos seguintes do trabalho?
CM - Iniciamos um processo de reestruturação geral da empresa, incluindo diagnóstico estratégico e reposicionamento da empresa junto ao mercado regional. Estamos traçando um plano de gestão empresarial que inclui pesquisas aplicadas nas diversas áreas da administração do negócio, acompanhamento sistemático dos processos, qualidade do produto e do serviço, controle financeiro e de recursos humanos, enfim, um direcionamento estratégico de longo prazo.

ADM - Do ponto de vista de gestão, o que você orientou a empresa a mudar?
CM - O foco da empresa são refeições empresariais (com uma ideia mais caseira). Aroma, cheiro de comida caseira bem feita, de qualidade. Um alimento que sirva bem desde o “patrão” ao operacional. Outro ponto relevante a considerar é que a Cia. da Panela também serve viandas. Com essa nova orientação, a tendência é que a atue somente com refeições empresariais. Uma nova marca poderá compor um novo negócio de viandas com gerência da mesma empresária.

ADM - Foi feito algum tipo de alteração no quadro de colaboradores?
CM - Temos muito cuidado com nutricionistas que obrigatoriamente sejam credenciados ao Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT). Estrategicamente, estamos incorporando os funcionários para fortalecer essa nova filosofia da empresa.

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