A Bsbios ultrapassou o primeiro bilhão de reais em faturamento pela primeira vez em sete anos de atuação no segmento de biodiesel. A marca foi atingida no dia 8 de outubro, resultado de um crescimento de 30% da receita bruta em relação a 2011. Segundo o presidente da maior produtora de biodiesel do Brasil, Erasmo Carlos Battistella, o resultado superou as expectativas e antecipou em quase dois anos a meta de faturamento em mais de R$ 1 bilhão, esperada somente para 2014. “Consideramos um dia histórico para a empresa. Atingir a marca do primeiro bilhão é muito importante, especialmente dentro da economia do Brasil, que possui muitas indústrias trabalhando no mesmo segmento e com mais tempo de trabalho, se comparar com a Bsbios, que está em produção há apenas cinco anos”.
Para chegar a esta marca, Batistella explica que a empresa trabalhou com algumas estratégicas: um bom planejamento do ano, operação de ativos novos e com boa produtividade, investimento no setor comercial e valorização de parceiros estratégicos e antecipação da aquisição de grãos. “Foi um ano muito atípico, em função da quebra de safra e da crise mundial. A operação das duas unidades, Passo Fundo e Marialva, pela primeira vez durante um ano inteiro e a valorização dos commodities agrícolas também foram fundamentais para alcançar este patamar”, explicou.
Para 2013, a projeção Bsbios é de crescimento linear aos anos anteriores, que variaram entre 20% e 30% desde 2005. “Esperamos ter um ano mais fácil para trabalhar, com uma oferta maior de matéria prima. A perspectiva ainda é manter a mesma média de crescimento, o que, a partir de agora, se torna mais difícil. A meta é crescer num patamar que dê sustentação e sustentabilidade para a companhia”, ressaltou.
Iniciativas sociais
Batistella ressaltou que aliado ao bom desempenho da empresa, a Bsbios realiza diversas ações sociais ligadas à agricultura, como o Selo Combustível Social, que beneficia agricultores familiares com assistência técnica e ainda diversificação da cultura, com a inserção da canola na produção regional. “São formas de retribuir o investimento na região”, afirmou. Além destes, a empresa também apoia instituições sociais, com a Apae, Lar Emiliano Lopes e Projeto Transformação.
Entre as maiores e melhores
Com duas plantas fabris, uma em Passo Fundo e outra em Marialva (PR), a Bsbios, atualmente é a maior exportadora do município e, recentemente recebeu dois prêmios importantes da Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul – por inovação tecnológica – e da Associação Brasileira de Recursos Humanos – Top Ser Humano. “Esta valorização demostra que os números são importantes, que ter uma boa tecnologia é importante, mas quem faz a diferença são as pessoas”, finalizou.
Segundo o Ranking das 500 maiores da Revista Amanhã, que não contou ainda com a unidade de Marialva, a esmagadora foi enquadrada como a 43ª maior empresa do Estado, 102ª da Região Sul e 585ª maior empresa do país, conforme levantamento realizado pela revista Exame – Especial “Melhores e Maiores”.