Campanha incentiva a quitação de dívidas no comércio

Volume de recuperação das dívidas chegou a meio milhão em 11 dias. Negociação direta com os lojistas facilitou a quitação

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Tradicionalmente nesta época do ano boa parte dos trabalhadores aproveita a renda extra do 13º salário para colocar as contas em dia. Em Passo Fundo, a campanha Liquida Contas, promovida pelo CDL e SCPC, serviu para incentivar a conciliação entre clientes e lojistas. Nos 11 dias de Campanha – 19 e 30 de novembro - foi registrado um aumento de 50% no número de quitações em atraso em relação ao mês de novembro de 2011, o que resultou na recuperação de mais de R$ 500 mil para os lojistas.

De acordo com o diretor do SCPC, Serviço Central de Proteção ao Crédito, Agadir Stramari, o objetivo da campanha era fazer uma aproximação entre o cliente e o lojista, diante da situação emergencial de endividamento das pessoas, onde 24 mil pessoas estão registradas no SPC, o que totaliza 22,1% da população do município. Apesar de ser inferior ao índice de endividamento do país (60%), a preocupação da entidade era recuperar o capital de giro, principalmente dos pequenos lojistas, que possuem crediário próprio.

“A intenção da campanha não foi promover o mal pagador e, por isso a campanha não será anual. Achamos por bem promover uma aproximação onde todos tiveram vantagens: o cliente que recuperou o crédito e o lojista que terá capital para adquirir novos produtos. Além disso, com esta renegociação, os índices ficaram dentro da normalidade”, ressaltou.

Ary Rabello, proprietário de uma das lojas mais tradicionais da cidade, comemorou o resultado da campanha. “12% dos clientes com dívidas no crediário fecharam o acordo. Embora a campanha já tenha terminado, ainda esperamos que outros clientes venham até a nossa loja para negociar. Foi bom para ambos os lados”, explicou. Apesar do alto índice de inadimplência, Rabello mantém o crediário próprio na loja, pois 38% das suas vendas ainda são realizadas com parcelamento no seu estabelecimento. “O crediário é bom porque cria uma relação de fidelidade. Quando o cliente vem pagar o crediário, normalmente acaba fazendo uma nova compra”, explica.

Para o Lojista Valter Ceolin, é importante que o SCPC fomente a conciliação entre clientes e lojistas. “O Liquida Contas beneficiou os dois lados da relação comercial: o lojista recuperou o seu capital e o consumidor retornou ao mercado”. Matheos Bortolossi, cliente que usufruiu do Liquida Contas, afirma que para ele “a campanha foi um incentivo para ir até a empresa em que possuía dívidas e buscar a quitação”.

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