Quinze dias para declarar e doar

Contribuintes do imposto de renda têm até o próximo dia 30 de abril para colaborar com projetos que auxiliam crianças e adolescentes de passo fundo

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

À quinze dias do fim do prazo da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2013, o novo programa, lançado na última sexta-feira, 12, possibilita que contribuintes que apresentarem a declaração pelo modelo completo poderão destinar parte do seu imposto devido diretamente ao Fumdica de Passo Fundo sem qualquer ônus. 

O funcionamento é simples: basta apenas que, após o preenchimento de todas as demais informações integrantes da declaração, no seu modo mais completo, o contribuinte acesse a ficha “Resumo da Declaração” e, em seguida, a opção “Doações Diretamente na Declaração – ECA”. Ao optar por “nova” doação, o programa exibirá automaticamente o valor disponível, devendo  então o contribuinte eleger qual fundo pretende beneficiar (nacional, estadual ou municipal – e nos dois últimos casos qual estado ou município especificamente), bem como qual valor destinará. 

Concluída essa etapa, o valor doado, desde que respeitado o limite apontado pelo próprio programa, será integralmente abatido do valor do imposto a pagar ou acrescentado ao valor do imposto a restituir originalmente calculados.

A efetivação da doação se dará através do recolhimento de um Darf, que deverá ser emitido no próprio programa IRPF 2013, acessando-se na ficha “Imprimir” a opção “Darf – Doações Diretamente da Declaração – ECA”. O prazo para a declaração se encerra no dia 30 de abril

IRPF 2013

O prazo para declarar o Imposto de Renda 2013 encerra no dia 30 de abril. Quem perder o prazo paga multa mínima de R$ 165,74 ou de 20% sobre o imposto devido, prevalecendo o maior valor. O contribuinte poderá optar pelo desconto simplificado, que é calculado aplicando-se 20% sobre os rendimentos tributáveis. Nesse caso, não é necessária comprovação e o desconto está limitado a R$ 14.542,60. No entanto, se o contribuinte tiver deduções, como despesas médicas e gastos com instrução que, somadas, fiquem acima desse limite, a sugestão é que se faça a opção pela declaração completa.

 

        

Gostou? Compartilhe