Os contribuintes brasileiros têm até as 23h59 desta terça-feira (30) para enviar a declaração do Imposto de Renda 2013. Até esta segunda-feira, 20,1 milhões de brasileiros já entregaram a declaração. A Receita espera receber mais de 26 milhões de declarações.
O sistema de entregas das declarações passou por profundas transformações desde seu início, em 1924. O modelo de formulário em papel reinou absoluto até o começo dos anos 90, quando os microcomputadores começaram a fazer parte do cotidiano dos brasileiros.
Lançado neste ano, o aplicativo “Pessoa Física” – que permite a entrega da declaração via tablets e smartphones – foi liberado para usuários dos sistemas iOS (iPhone e iPad).
Confira o passo a passo da declaração via aplicativo:
1) Para começar o preenchimento da declaração, o usuário deve clicar em "m-IRPF", preencher os campos do número do CPF e do código que aparecerá na página e aceitar os termos de uso do aplicativo.
2) Nesta tela, o contribuinte deve preencher os dados de identificação, como nome completo, endereço, data de nascimento e título eleitoral.
3) Ao selecionar o ícone inferior esquerdo da tela, o usuário visualiza a barra de navegação, que dá acesso a todas as áreas de preenchimento da declaração.
4) O segundo ícone da esquerda para a direita (na barra de navegação) oferece a opção de adicionar as informações de dependentes e alimentandos. Se for o caso, o usuário deve clicar no botão “+” para adicioná-los.
5) Para inserir os dados de rendimentos, o contribuinte deve selecionar a opção do meio, na barra de navegação. O botão "+" leva o usuário às especificações dos tipos de rendimentos disponíveis.
6) No ícone de “Pagamentos” (4º da direita para a esquerda na barra de navegação) é possível inserir gastos dedutíveis do imposto de renda, como pagamentos a médicos.
7) O último ícone (da esquerda para a direita na barra de navegação) dá acesso a área de “Bens e Direitos”. O usuário deve selecionar o botão “+” para inserir as informações.
8) Após o preenchimento de todas as áreas, o contribuinte deve tocar na tecla “V”, localizada no centro da barra de navegação. Serão oferecidas as opções "desconto simplificado" e "deduções legais". Depois de conferir os dados, basta selecionar o botão “Transmitir”, que os dados serão enviados para a Receita Federal.
Fonte:
Receita Federal