Carvão mineral entra em leilão de energia

Em Candiota, Governo do RS entregou entregou R$ 20 milhões em equipamentos para a CRM

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Ministério de Minas e Energia divulgou nesta sexta-feira (03) uma portaria no Diário Oficial da União confirmando o leilão de energia no modelo A-5 - que inclui os projetos de térmicas a gás, biomassa e carvão mineral, este último encontrado em abundância no Rio Grande do Sul. 

O Governo do Estado, que vem se empenhando para viabilizar a instalação dos projetos de termelétricas a carvão - os investimentos podem chegar a R$ 7,2 bilhões - comemora a medida. "Já estamos trabalhando junto ao setor e lutando para que se torne realidade a implantação destes grandes empreendimentos que, para nós, significam desenvolvimento, emprego e renda, principalmente na metade Sul", ressaltou o secretário de Infraestrutura e Logística do RS, Caleb de Oliveira. Ele lembrou que 90% das reservas de carvão mineral do País se situam no Rio Grande do Sul.

Trata-se de uma luta de muitos, destacou o presidente da Companhia Riograndense de Mineração (CRM), Elifas Simas, "especialmente do governador Tarso, que luta pelo carvão gaúcho desde o início de seu mandato, e do sindicato dos mineiros de Candiota e Minas do Leão".

A modalidade A-5 permite que o vencedor do leilão inicie a entrega de energia em cinco anos - portanto, o prazo fixado pelo governo foi 2018. A previsão de fornecimento de energia por essas térmicas é de 25 anos. O prazo para a habilitação de projetos para o leilão vai até 26 de junho e o leilão energético A-5 ocorrerá no dia 29 de agosto de 2013.

 

Gostou? Compartilhe