Município tem segundo maior índice de crescimento de pessoas ocupadas

Média de remuneração amplia para 2,7 salários. Situação de pleno emprego, onde há escassez de mão de obra, refletiu sobre os salários dos trabalhadores

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Passo Fundo fechou o ano de 2011 com o segundo maior índice de crescimento do Rio Grande do Sul no número de pessoas ocupadas, 6,3% - atrás apenas de Gravataí (9,7%) - e o oitavo maior volume de empregos no Estado (66,3 mil), se comparando com o ano anterior. No país, Passo Fundo é 109º municípiom gerador de empregos. No Estado, sua posição é a 8ª, ficando atrás de Porto Alegre, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Canoas, Santa Maria e São Leopoldo. Os dados fazem parte do Cadastro Central de Empresas (Cempre/2011), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na semana passada.

Queda no número de empresas ativas

Segundo o levantamento, o bom desempenho ocorreu independente da redução de pouco mais de 10% no número de empresas e outras organizações formais ativas. Em 2010 eram 9,713 unidades e, em 2011 caiu para 8.706. Segundo o presidente do Conselho Regional de Economia do RS, Leandro de Lemos, esta redução pode ser explicada por diversos fatores, entre eles a estratégia que as empresas utilizam para realizarem negócios.

A matéria completa você confere nas edições impressa e digital de O Nacional.  Assine Já

Gostou? Compartilhe