A Prefeitura de Passo Fundo apresentou nesta sexta-feira (31), em uma Audiência Pública na Câmara de Vereadores, o relatório de gestão fiscal do município relativo ao primeiro quadrimestre de 2013. De acordo com o secretário de Finanças, Gilberto Bedin, a arrecadação total do Governo Municipal foi de R$ 120,2 milhões, sendo que R$ 11,8 milhões referem-se às autarquias: Ippasso, Capasemu, Hospital Municipal e Funzoctur. A previsão de arrecadação para estes quatro meses era de R$134 milhões, ficando R$13,7 milhões abaixo do esperado. Já a despesa total liquidada do Município chegou a R$ 84,6 milhões, sendo que o previsto para ser empenhado era de R$124 milhões.
O secretário de Finanças explica, ainda, que a despesa empenhada neste período foi de R$ 139,1 milhões, e destes, R$ 16,1 milhões das autarquias e R$ 3,3 milhões do Legislativo. Do superávit de R$ 35,6 milhões, R$ 29,2 milhões são referentes a pagamentos de empenhos e R$ 5,8 milhões pertencem ao Ippasso. No relatório que será encaminhado ao Tribunal de Contas do Estado, o comprometimento com pessoal chegou a 50,49%, e com os ajustes do Tribunal, que variam em torno de 9%, irá ultrapassar o limite da Lei de Responsabilidade Fiscal, que é de 54%. As informações estão disponíveis no Portal Transparência: www.pmpf.rs.gov.br/transparencia.