Uma data para eternizar o amor

Estimativa da CDL é aumentar em 7% as vendas em junho com as promoções do dia dos namorados

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Aumento de 6% a 7% nas vendas do dia dos namorados é a estimativa da Câmara de Dirigentes lojistas em relação a mesma data no ano passado. O dia dos namorados é uma das datas promocionais que faz parte do calendário da CDL e o estimulo na divulgação das lojas, é um dos elementos que contribuem para o acréscimo das vendas, conforme destaca a diretora de promoção da CDL, Márcia Meneguzzi. As compras de última hora justificam a movimentação encontrada no comércio nestes últimos dias. Na quarta-feira, dia dos namorados, ainda será possível observar o comércio movimentado pelas pessoas que deixaram para efetuar a compra na data. 

Os itens mais vendidos estão artigos de perfumaria, vestuário, acessórios, calçados, joias, relógios e flores. Na gama procurada pelos casais estão os serviços, principalmente dos locais que oferecem como opção jantares. Márcia comenta, que espaços que oferecem jantares especiais e surpresas, são diferenciais oferecidos e cada vez mais procurados. A abertura do comércio em horários além do previsto diariamente podem acontecer, mas não é regra. Ela comenta que há liberdade entre os lojistas, mas cada estabelecimento pode optar por ficar com as portas abertas até mais tarde, ou não, mas seria uma das ferramentas que poderia ser utilizada como estratégia de vendas.

Criatividade
Além da decoração das lojas para a data a gama de promoções oferecidas pelos lojistas e os descontos também são elementos que estimulam as vendas. Uma característica da data é a participação etária. Márcia explica, que a compra de presentes não pertencem apenas aos casais jovens, que vivem ou não juntos, mas a data também estimula a troca de presentes entre pessoas mais velhas, normalmente casadas e com família constituída. “O presente é a eternização do amor. Esse é o significado dele e, por isso, todos os formatos de casais presenteiam nessa data para fortalecer esse sentido”, completa Márcia.

Dia dos Namorados no RS
No Estado, a expectativa é uma movimentação de R$ 318 milhões, nas vendas do comércio, conforme aponta a pesquisa da Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo – AGV. Quanto as formas de pagamento, destaca-se em primeiro lugar, a opção dos consumidores pelo pagamento a vista das compras realizadas. Em seguida, nas compras a prazo, há a preferencia na utilização do cartão do crédito. Nas compras parceladas, uma característica apontada pela pesquisa, e observada em Passo Fundo, é o menor número de vezes que o pagamento é feito. Uma característica que confere uma atenção maior do consumidor quanto ao endividamento.

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