Passo Fundo ocupa quarta posição em crescimento do emprego no RS

Primeiro semestre deste ano teve crescimento superior ao registrado em igual período do ano passado. Setor com o melhor desempenho é o de serviços

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O crescimento de 2,55% no emprego formal no primeiro semestre do ano é quase 70% superior ao registrado em igual período do ano passado. O percentual corresponde a 1.428 novos postos de trabalho com carteira assinada criados em Passo Fundo no somatório dos primeiros seis meses de 2013. Os resultados, apresentados esta semana pelo Cadastro Geral dos Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), mostram ainda que os setores que mais empregaram foram, na ordem, serviços, indústria de transformação, comércio e construção civil.

No mês de junho, Passo Fundo também teve crescimento em um índice que chegou a 0,46%. A criação de empregos rendeu ao município a quarta posição no estado do Rio Grande do Sul entre os municípios com mais de 30 mil habitantes. Nas três primeiras colocações aparecem Porto Alegre, Santa Maria e Novo Hamburgo.

O setor que mais criou vagas com carteira assinada no sexto mês do ano foi o de serviços (110 postos de trabalho), seguido da indústria da transformação (81 postos de trabalho), comércio (36 postos de trabalho) e construção civil (25 postos de trabalho). No mês, foram criadas um total de 262 novas vagas no mercado.

No Brasil
Os dados do demonstram que no mês de junho de 2013, o país gerou 123.836 empregos com carteira assinada, o que representou um crescimento de 0,31% em relação ao estoque do mês anterior. No ano o total acumulado de empregos foi de 826.168 postos de trabalho, uma expansão de 2,09% no nível de emprego.

No período entre janeiro de 2011 a junho de 2013 já foi criado um total de 4.428.220 empregos, um crescimento de 10,05%. Nos últimos 12 meses, foram abertas 1.016.432 vagas, correspondendo à elevação de 2,58% no nível de emprego.

A matéria completa você confere nas edições impressa e digital de O Nacional.  Assine Já

 

Gostou? Compartilhe