A interdição da base de distribuição de combustíveis de Passo Fundo, formado pelas empresas Ipiranga, BR Distribuídora e Raízen, provoca falta de combustível em postos do município e municípios da Região. Há nove dias, a unidade foi interditada em cumprimento a decisão do 3ª Vara do Trabalho de Passo Fundo diante do laudo técnico elaborado pelos fiscais do MTE que comprovou que a operação de carregamento de combustível, realizada pelos próprios motoristas, oferecia graves riscos à saúde dos trabalhadores.
Segundo o diretor do Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis e Lubrificantes no RS (Sulpetro) em Passo Fundo, Roger Adolfo Lara, o abastecimento continua, mas estão ocorrendo atrasos na entrega de combustíveis, já que a alternativa encontrada por empresários da região foi buscar o produto em outros polos, principalmente em Canoas, Ijuí e Cruz Alta. “Antes fazíamos o pedido de um dia para o outro e as cargas vinham do bairro Petrópolis, onde está localizado o polo, para o bairro São Cristóvão, por exemplo. Como a capacidade de armazenamento é pequena, o abastecimento é feito mais longe e são frequentes os atrasos na entrega, já estamos sentido falta do produto”, explicou. Nesta semana, um posto da São Cristóvão fechou duas noites por não ter recebido a carga encomendada dentro do prazo do pedido. “Além disso, estamos arcando com uma diferença de frete que a fornecedora prometeu em ajustar”, disse.
Na quarta-feira (21), o Tribunal Regional do Trabalho 4º Região manteve a decisão de primeira instância e indeferiu o pedido de liminar impetrado pela Ipiranga Produtos de Petróleo S.A, responsável pela administração do terminal de combustível de Passo Fundo. A condição dada pela Justiça para retornar o funcionamento na unidade de Passo Fundo é que a empresa administradora do serviço contrate funcionários, devidamente equipados e respeitando as normas de segurança para fazer o carregamento. Conforme o presidente do Sindilíquida, Raul Stabel, a empresa não apresentou nenhuma proposta para reverter a interdição na reunião realizada na tarde desta quinta-feira (22) na Vara do Trabalho.
Interdição de base da Ipiranga causa atraso no abastecimento na Região
· 1 min de leitura