Com a proximidade do final do ano, muitos dos setores que mais oferecem vagas de emprego aumentam a procura por funcionários. Isso é motivado pelo aumento na procura por alguns segmentos, como o comércio, que tem um grande incremento nas vendas para o Natal, que configura a melhor data em incremento. Além deste, outro setor com grande demanda nos últimos meses do ano é o de limpeza. Esse aumento da demanda de atendimento reflete diretamente na oferta de empregos, que cresce substancialmente nesses segmentos a partir do mês de setembro.
No comércio, por exemplo, as vagas ofertadas no final do ano deixaram de ser temporárias para serem efetivas, especialmente pela grande rotatividade e sobra de empregos verificada repetidamente mês após mês. De acordo com a CDL Empregos, órgão da Câmara de Dirigentes Lojistas de Passo Fundo que funciona como agência de empregos, nos últimos anos as vagas de final de ano já não tem a característica de temporárias. Elas abrem, mas como vagas efetivas.
Segundo responsáveis pelo órgão, isso ocorre porque durante o ano a empresa, muitas vezes, já tem vaga, mas não tem tanta necessidade de contratar naquele período, o que faz com que o empresário acabe não fechando a equipe. Quando o final do ano se aproxima e a demanda aumenta, acaba tendo a necessidade de fechar aquela vaga que já estava aberta. Entretanto, conforme a CDL Empregos, o padrão de exigência e os critérios para a contratação mudam um pouco, são deixadas um pouco de lado pela necessidade urgente de contratação. Então, se a pessoa desempenhar bem as funções, será efetivada.
Com a tendência de crescimento da demanda por parte dos consumidores nesta época, especialmente pelas vendas de Natal, o aumento nas vagas fica entre 10% a 15% entre os meses de setembro, outubro e novembro, em relação ao restante do ano. Segundo a CDL Empregos, o movimento começa em setembro, aumenta em outubro e se intensifica em novembro para chegar em dezembro com as equipes fechadas.
Setor de limpeza é um dos que mais cresce em vagas
Na LS Limpezas, a procura pelos serviços aumenta substancialmente no final do ano. A principal demanda é para lavagem de casas, forros e calçadas. Com isso, cresce a necessidade de contratar mais funcionários. Conforme a empresa, esse aumento chega aos 40% e relação aos demais meses do ano e as vagas ofertadas são sempre efetivas, pois existe uma carência de profissionais no mercado.
De acordo com a direção da empresa, a chamada “limpeza de final de ano” lidera a procura, e inclui limpeza de forros, calçadas, paredes internas e externas, beirais. O principal requisito na contratação de pessoal, segundo a direção da LS, é “vontade de trabalhar”. Em seguida à contratação, é oferecido treinamento e acompanhamento nos primeiros dias de trabalho.