A missão do Governo do Estado, que esteve no Canadá entre 10 e 15 de novembro para promover o setor gaúcho de jogos digitais e conhecer as ações do país de estímulo ao setor, identificou fortes oportunidades na indústria criativa. A viagem se insere nos marcos do acordo de cooperação bilateral firmado entre o Brasil e o país norte-americano nas áreas da Ciência, Tecnologia e Inovação, em 2011. A delegação gaúcha participou da 13ª edição da Montreal Games Summit (MIGS), uma das maiores feiras do mundo sobre vídeo games, onde empresas brasileiras realizaram diversas reuniões de negócios. Os integrantes também conheceram as políticas públicas de fortalecimento ao setor durante encontros na Investissement Québec – agência de desenvolvimento e banco regional da província canadense – e na Canada Media Fund (CMF), entidade de fomento a projetos de mídia digital.
“São ações destes órgãos que permitiram o crescimento da indústria e o estabelecimento de um cluster bem sucedido, modelo que pode servir de exemplo no RS”, afirmou a assessora de Relações Internacionais do Estado, Mariana Martinez. Segundo o coordenador de economia criativa da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, Fernando Guimarães, a política do governo canadense foi decisiva para o desenvolvimento do setor de games. "Desde a década de 90, o Canadá vem atuando de forma pioneira e incisiva em sua estratégia de fortalecimento no setor de mídia digital”. Através do Investissement Québec, o governo daquele país investiu cerca de US$ 40 milhões na compra de 4% da Ubisoft, gigante francesa do setor de games, viabilizando a instalação da empresa no país. “Isso serve de exemplo para ações que poderiam ser desenvolvidas no Rio Grande do Sul”.
Co-produções
Na ocasião, os dirigentes do CMF, que também investe em co-produções internacionais, manifestaram a intenção de estimular parcerias entre empresas canadenses e brasileiras. "Esta é uma grande oportunidade para as empresas gaúchas de games, e também de outros setores de mídia digital no Estado, como animação e áudio. O terreno está propício para realizarmos negócios internacionais, e ambos os lados sairão ganhando" ressaltou o presidente da Associação dos Desenvolvedores de Jogos Digitais do RS, Carlos Idiart.
Seminário
Na quinta-feira (14), a comitiva participou de um seminário organizado pela Câmara de Comércio Brasil-Canadá, em Toronto, capital de Ontario, uma das províncias canadenses mais fortes da indústria criativa. Na ocasião, o CEO da Interactive Ontario, Donald Henderson, apresentou um panorama geral do setor de mídia digital na região, que atualmente emprega 17 mil pessoas, contribuindo com cerca de US$ 1 bilhão para a economia local. A viagem foi articulada pela Agência Brasileira de Promoção da Exportação e Investimentos (Apex), por meio do projeto Brazilian Games Developer da Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais (Abragames), com apoio do Sebrae e do consulado do Canadá.