O ano mal começou e com ele as liquidações. Com a promessa de bons descontos, clientes de uma rede de móveis e eletrodomésticos fizeram fila desde a madrugada de segunda-feira e esperaram por horas para serem atendidos e garantir uma boa compra. Entre as três filiais a fila chegou a acumular cerca de 500 pessoas. Para aproveitar bem os descontos anunciados é preciso estar atento a alguns cuidados e também conhecer melhor os direitos do consumidor, principalmente quando o assunto é a garantia dos produtos.
A dona de casa Tatiane Fior foi com o marido Michel Fior e a família para aproveitar os descontos. Embora não tenha chegado tão cedo quanto outros clientes, ela conta que gostou dos descontos. Na sexta-feira anterior ela havia estado na loja e realmente os preços dos produtos pesquisados haviam baixado. “Mobiliei a minha casa antes do Natal e até me arrependi. Se tivesse esperado um pouco mais de um mês teria economizado pelo menos R$ 1 mil. Apenas no guarda-roupa que comprei para o meu filho o valor baixou R$ 200”, compara.
Karllen Camargo chegou cedo à loja para garantir a compra. Desde às 6h ela esperava para comprar uma televisão. “Valeu a pena porque foi barato. Há pelo menos um ano eu queria comprar a televisão, mas não tinha tido a oportunidade. Comprei uma de 50 polegadas pela metade do preço”, comemora.
Conforme o gerente regional da Schumann Edson Carraro os descontos chegaram a 70% em itens específicos, mas na média eles variavam entre 30% e 40%. “Entre as três lojas na cidade as filas, somadas, tinham pelo menos 500 pessoas. Alguns clientes contaram que estavam desde às 4h30 esperando para garantir a compra”, conta. Apenas em uma das filiais, entre às 7h e às 10h30, pelo menos 350 pessoas haviam sido atendidas. Segundo ele, muitas pessoas não procuravam algo específico, mas entravam para conferir as ofertas e aproveitar quando encontrassem algo que precisavam. Mesmo assim, a maior procura foi por aparelhos de televisão. Segundo ele, a maior parte dos produtos vendidos são lacrados e dependem da disponibilidade do depósito central. Produtos de mostruário também foram vendidos, mas a preços menores.
Fique atento
O coordenador do Balcão do Consumidor da UPF Liton Lanes Pilau Sobrinho explica que o consumidor deve estar atento a qualidade do produto que está levando e verificar se não há defeitos especialmente no caso das peças de mostruário. Segundo ele, há uma prática em algumas lojas de dizer que não há garantia nesses casos, no entanto o Código de Defesa do Consumidor regulamenta 90 dias de garantia para qualquer produto durável.
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