Vagas temporárias geram empregos fixos

Período de Natal rendeu oportunidades para pessoas que desejavam entrar no mercado de trabalho

Por
· 2 min de leitura
Algumas pessoas ficaram sem fichas nesta semana no Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário que realiza exames admissional e demissionalAlgumas pessoas ficaram sem fichas nesta semana no Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário que realiza exames admissional e demissional
Algumas pessoas ficaram sem fichas nesta semana no Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário que realiza exames admissional e demissional
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Cerca de 75% das vagas temporárias para o período de Natal transformaram-se em empregos fixos. A informação é da CDL Empregos de Passo Fundo que disponibilizou cerca de 100 vagas em dezembro. Neste começo de 2014, enquanto muitas pessoas preferem aproveitar o verão com viagens e lazer, outras estão em busca de uma oportunidade. A CDL está com 90 vagas disponíveis para diversas áreas de atuação. De acordo com o diretor financeiro da CDL, Ary Rabello, muitas pessoas contratadas para as vagas temporárias em dezembro foram efetivadas. “Cerca de 75% dos empregados temporários corresponderam as expectativas das empresas e foram efetivados”, informou Rabello.

Entre os motivos para este número significativo de efetivações está a falta de profissionais qualificados para atuar no mercado de trabalho. “Há falta de qualificação e capacitação. Ter boa vontade de trabalhar também já é meio caminho. Porque hoje, muitas pessoas querem emprego, mas não querem trabalhar. Então, as pessoas que entraram para uma vaga temporária e se destacam são efetivados”, disse o diretor financeiro da CDL.

Atualmente, a CDL Empregos está com 90 vagas disponíveis no comércio em geral, nas áreas de confecção e calçados, prestação de serviço, supermercados, atacados, distribuidoras e indústrias, lojas de eletrodomésticos, entre outras. Há vagas para corretor, vendedor, estoquista, caixa, auxiliar administrativo, auxiliar de produção, atendente, recepcionista.

A CDL Empregos está localizada na rua General Neto, 443. Informações pelo telefone (54) 3311-6096.

Fila no Sindicato 
A demanda no Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Passo Fundo, localizado na rua Coronel Chicuta, está movimentado nestes primeiros dias de janeiro. Muitas empresas encaminham os trabalhadores para realizar os exames admissional e demissional para o sindicato que distribui diariamente 120 fichas. Outros tipos de exames também são realizados no local. São quatro médicos e uma fonoaudióloga.

Na segunda e terça-feira, longas filas se formaram no início da manhã e começo da tarde para conseguir uma ficha. Rudinei da Silva, 33 anos, disse que já retornou duas vezes no sindicato em vão. “De manhã cheguei as 7h25 e já tinha uma fila enorme. Hoje a tarde cheguei a uma hora e não tinha mais ficha. Consegui emprego em uma construtora e agora vou ter que ver se eles seguram a vaga”, declarou o trabalhador que precisava fazer o exame admissional.

O integrante da diretoria do sindicato, Jorge Balejos, explicou que o sindicato é destinado para trabalhadores das indústrias da construção e mobiliário, mas também estende os serviços para outras categorias. “Temos o preço mais acessível e as empresas ao invés de mandar os funcionários em clínicas particulares de medicina do trabalho preferem enviar os funcionários para cá. Se atendêssemos só a nossa categoria sobrariam fichas, mas a intenção era fazer uma parceria com outras categorias com empresas que não tivessem condições. Nos últimos dias, extrapolou o número de fichas e formou filas”, justificou Balejos. Uma das razões também é que o sindicato proporcionou férias coletivas para os funcionários entre 23 de dezembro e 5 de janeiro. Muitas empresas resolveram esperar pelo retorno dos serviços do sindicato.

Gostou? Compartilhe