O prazo para declaração do Imposto de Renda vai até a noite do dia 30 de abril (quarta-feira), mas quase 40% dos contribuintes de Passo Fundo ainda não enviaram a sua declaração. O volume é menor em relação aos anos passados, de acordo com o delegado regional Receita Federal em Passo Fundo, Gerson Luiz Graef. “Apenas 21,4 mil pessoas declararam o imposto até sexta-feira. Pelo menos outras 15,6 mil declarações devem ser feitas até o final do prazo”, relata. No ano passado, foram enviadas 35,4 declarações, mas a expectativa do delegado é que haja um crescimento de cerca de 5%, chegando a 37 mil no município.
Na região Passo Fundo, que abrange 108 municípios, onde a Receita estima que 131 mil contribuintes são obrigados a fazer a entrega dos documentos, 82,4 mil enviaram a declaração até sexta-feira. Este número representa 63% do total esperado. Segundo o delegado, o ritmo de entrega das declarações está abaixo dos anos anteriores. “Não existe nenhuma explicação, pois as exigências são semelhantes ao ano passado e o programa atual tem facilidades que agilizam o preenchimento da declaração. Além disso, a declaração pode ser feita pelo sistema móvel, em tablets e celulares”, explica.
Com o prazo encerrando, os escritórios de contabilidade estão fazendo horas extras e trabalhando aos finais de semana para atender a demanda. O sócio contador da Exitus Contabilidade, Edmilson Borck, relata que desde o começo do mês a equipe está trabalhando em horários alternativos, como noites, feriados e finais de semana. A expectativa é fazer cerca de 300 declarações, mas pelo menos um terço delas ainda precisa ser concluída nos próximos dias. Por isso, o escritório de Borck só aceita novos clientes até a próxima segunda-feira (28). “Estipulamos este prazo para dar tempo de atender os clientes e entregar os documentos porque os últimos dois dias o volume de trabalho é muito maior”, afirmou.
A falta de documentação é o principal motivo de os contribuintes deixarem para entregar a declaração do Imposto de Renda nos últimos dias. “Muitos deixam para a última hora para procurar o contador. Outros não conseguem reunir os documentos básicos, como demonstrativos dos bancos, documentos de venda e compra de bens, despesas médicas e de educação e faltando qualquer um destes, a declaração fica incompleta”, relata.
Prazo do IR acaba quarta-feira
· 1 min de leitura