Volume de cheques devolvidos sobe para 2,12%

Os cheques devolvidos aumentaram, assim como os cheques movimentados, exibindo variações de 3,9% e 1,2%, respectivamente, o que contribuiu para a alta do índice no período.

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados, atingiu 2,12% em maio de 2014, apresentando alta em comparação ao mês anterior, quando a proporção foi de 2,07%, revela o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC). O gráfico 1 mostra a evolução recente dos dados citados. Os cheques devolvidos aumentaram, assim como os cheques movimentados, exibindo variações de 3,9% e 1,2%, respectivamente, o que contribuiu para a alta do índice no período.

No acumulado do ano, o percentual de cheques devolvidos sobre os cheques movimentados atingiu 2,07%, ante 2,06% registrado no período equivalente em 2013. O presidente da CDL Passo Fundo Agadir Stramari explica os dados. “Este número acende a luz amarela nas empresas que ainda não despertaram para a necessidade de controles para liberações de vendas com cheque” salientou.

Para diminuir os riscos na hora de efetuar vendas com cheque, o SCPC possui um serviço chamado Cheque Garantido. Este serviço proporciona maior segurança nas vendas, eliminando o custo com estrutura própria de avaliação de risco de crédito e de cobrança, para que a empresa  associada direcione todo seu tempo e esforço na sua atividade fim: comercializar/prestar serviços. A ferramenta é simples, caso o cheque recebido não possua fundos, a empresa encaminha o mesmo para a cobrança do SCPC que ressarce 100% deste valor, de acordo com as regras do contrato, à empresa associada.

 

Gostou? Compartilhe