Gestão escolar, incentivo aos alunos e investimento nos professores. Este tripé foi a base para que a escola municipal Wolmar Salton conquistasse a melhor nota no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de Passo Fundo. Nos anos iniciais, a escola obteve nota 7,0, índice que supera as metas projetadas pelo Ministério da Educação para a escola alcançar em 2021, que seria de 6,3. Nos anos finais, a nota dos estudantes reduziu de 5,4 para 5,1, mas ainda assim superou a projeção do Ministério da Educação (MEC) para 2013, que seria de 5,0. A escola conta com 240 alunos, divididos em turmas do 1º ao 9º ano do ensino fundamental.
O desempenho é comemorado por professores, alunos e pais da escola municipal Wolmar Salton, afinal os alunos do 5º ano chegaram a tirar apenas a nota 4.1. “Estamos comemorando os novos resultados, que são fruto do esforço conjunto dos nossos alunos e dos nossos professores que se dedicaram exaustivamente no ano passado para que os alunos das turmas avaliadas pela Prova Brasil realmente aprendessem e obtivessem o conhecimento e não apenas estudar por estudar”, diz a diretora Elisane Cavol Alerico. A menor nota foi registrada em 2005, mas, mas foi a partir de 2009, que a transformação iniciou quando a direção e os professores resolveram que seus alunos seriam os melhores da cidade. Elisane explica que para chegar a esta meta, a equipe estabeleceu três estratégias. “Decidimos que era preciso melhorar o gerenciamento da escola, o ensino aprendizagem dos alunos e investir na formação dos professores”, ressalta. A estratégia funcionou, as notas na Prova Brasil melhoram e o número de alunos reprovados caiu sensivelmente. “No ano passado, nosso índice de aprovação da escola aumentou de 74% para 96%”, explica. “Apostamos nos nossos alunos, contando com a participação intensa das famílias”, acrescenta.