AGV prevê R$259 milhões nas vendas para o Dia das Crianças

Pesquisa revela também curiosidades de comportamento e a influência da tecnologia nos presentes e na vida dos pequenos gaúchos.

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O varejo gaúcho deve registrar um movimento de R$ 259 milhões com as vendas para o Dia das Crianças, um crescimento de 8,2% em relação ao ano passado. O ticket médio das compras será de R$ 86, com uma média de dois presentes por pessoa, de acordo com pesquisa realizada pela Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo (AGV) em todo o Estado.

Brinquedos (69%), roupas e calçados (37%), jogos educativos (23%) e livros (16%) lideram a preferência de compra dos consumidores. A opção por tablet e smartphone chama a atenção pelo baixo índice de respostas, com 1% cada um. O tema tecnologia também foi abordado na questão sobre comportamento e as respostas são curiosas. Dos entrevistados, 50% acreditam que o uso destas ferramentas contribui para o desenvolvimento da criatividade e 40% que as crianças se tornam mais ágeis e multitarefas. Por outro lado, 44% dizem que os pequenos com muito acesso à tecnologia se tornam menos sociáveis e o mesmo índice acredita que diminui o convívio com a família.
 
Conforme levantamento da pesquisa, os presentes mais comprados para o Dia das Crianças são brinquedos e roupas. O presidente da CDL Passo Fundo Agadir Stramari fala sobre a data. “Conhecer o que o consumidor projeta comprar para as crianças é uma forma de prepararmos os lojistas. É nosso papel, como representante legal da categoria, identificar as tendências para que o lojista obtenha sucesso em seus negócios", explica.
 
O pagamento deve ser feito, na maioria (55%), à vista, por meio de cartão de débito ou dinheiro. Já o cartão de crédito tem a preferência de 37% dos entrevistados e o crediário e cheque, 15%. O levantamento da AGV apontou que 48% dos gaúchos comprarão presentes para seus filhos. Os afilhados receberão mimos de 43% dos entrevistados e os sobrinhos de 33%. Netos, irmãos e primos somam 13% das intenções. No que se refere à faixa etária, 65% das crianças presenteadas têm até cinco anos, 45% de seis a dez, 14% de onze a 15 e 4% acima de 15 anos.

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