Há pelo menos quatro anos algumas cidades brasileiras entraram na onda da promoção Black Friday, ideia originária dos Estados Unidos que promete, durante 24 horas, descontos que podem ir dos 50% aos 80%. No Brasil, a maioria do sites de compra aderiu à promoção, que é sempre realizada na última sexta-feira do mês de novembro. Mas é preciso tomar cuidado para não entrar nas armadilhas de alguns sites.
O que acontece é que algumas lojas virtuais oferecem “gato por lebre”, ou seja, ofertam um determinado produto e entregam outro. Outra situação que ocorreu repetidas vezes em anos anteriores foram anúncios de descontos irreais, ou seja, a loja anunciava que o produto custava, antes da promoção, um valor bastante acima do mercado e com o desconto, o valor de mercado.
Para evitar cair nessas armadilhas, o professor orientados do Balcão do Consumidor de Passo Fundo, Vanderlei Schneider, dá algumas dicas. “A principal problemática da promoção Black Friday são as compras pela internet ou telefone, porque muitos dos descontos oferecidos não são reais. A minha sugestão é que o consumidor interessado em aproveitar alguma promoção, pesquise antes o valor real do produto e comprove a qualidade da entrega e a confiabilidade do site”, explica.
Além disso, Schneider afirma que uma das grandes preocupações dos consumidores é com relação à entrega. “Muitas pessoas compram no impulso e depois ficam se perguntando se realmente irão receber o produto pelo qual pagaram. Um cuidado essencial nessa hora, principalmente para quem vai pagar por boleto bancário, é evitar emitir um boleto em nome de pessoa física”, salienta. Isso, porque existe um golpe, acionado como vírus de computador, que quando a pessoa clica para emitir o boleto, é redirecionado, muitas vezes sem perceber, para outro endereço e acaba emitindo o pagamento em nome de pessoa física e não da empresa que está oferecendo o produto.
Direito de arrependimento
Depois de realizada a compra e recebido o produto em casa, o consumidor ainda goza do direito ao arrependimento. “Durante o período de sete dias a contar do recebimento do produto, o consumidor pode se 'arrepender' da compra, seja por mau funcionamento ou arrependimento mesmo, devolver o produto e ser ressarcido do valor que já pagou”, esclarece.
CDL realiza Black Friday pela primeira vez
Uma alternativa para fugir das armadilhas das compras pela internet é optar pela Black Friday das lojas que existem na cidade. Este ano, pela primeira vez, a CDL está promovendo uma campanha dessa natureza e conta com mais de 90 lojas participantes. Para saber quais as lojas que estão participando, os consumidores devem procurar as que estão identificadas com o material gráfico da campanha e aproveitar os descontos oferecidos em cada estabelecimento.