Pagamento antecipado é estendido até sexta-feira

Depois de falhas técnicas terem impedido alguns contribuintes de efetuarem o pagamento antecipado do IPTU até o dia 2 de janeiro, prazo foi prorrogado até a próxima sexta-feira (9)

Por
· 2 min de leitura
Os boletos para pagamento do IPTU são, normalmente, remetidos ao endereço de domicílio informado pelo contribuinte.Os boletos para pagamento do IPTU são, normalmente, remetidos ao endereço de domicílio informado pelo contribuinte.
Os boletos para pagamento do IPTU são, normalmente, remetidos ao endereço de domicílio informado pelo contribuinte.
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Por causa de um problema no sistema de emissão dos carnês para o pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), que fez com que muitos contribuintes não recebessem o boleto antes da data prevista para o vencimento com desconto, o prazo para que o valor seja quitado com todos os descontos foi prorrogado. O vencimento, que teria encerrado na última sexta-feira, 2 de janeiro, poderá ser efetuado até a próxima sexta-feira, dia 9.

Segundo o secretário de Finanças, Gilberto Bedin, o erro foi constatado nos dias 1º e 2 de janeiro quando moradores que não haviam recebido o carnê pelos Correios procuraram a prefeitura para imprimir e realizar o pagamento, mas não conseguiram. “Depois de verificar a falha na impressão, a solicitação foi levada ao prefeito Luciano Azevedo que decidiu fazer a prorrogação”. Ainda de acordo com Bedin, o novo prazo deve ser informado oficialmente já nesta segunda-feira (5) através de um decreto que confirma a decisão do prefeito. “Também nesta segunda-feira vamos definir qual será o procedimento utilizado para operacionalizar a emissão dos novos carnês”, destaca o secretário. Ele explica que possivelmente os contribuintes precisarão imprimir um novo carnê em substituição àqueles que foram emitidos pelos Correios.

O secretário informa também que o município não possui retorno de quem recebeu e de quem não recebeu o carnê no período correto, o que faz o prazo ser estendido para todos os contribuintes. Para isso, quem ainda não efetuou o pagamento e pretende realizá-lo com descontos, poderá, a partir desta semana, reimprimir um novo carnê com vencimento até o dia 9 pelo site da Prefeitura ou através do Balcão de Atendimento localizado na Rua General Canabarro, 779.

Orientações

- O carnê de IPTU poderá ser pago em cota única ou em até 8 parcelas;

- Para pagamento com desconto de até 20%, deve ser utilizada a guia COTA ÚNICA 1 (que deverá ser novamente emitida, desta vez com vencimento até o dia 09/01/2015);

- Para pagamento com desconto de até 7%, deve ser utilizada a guia COTA ÚNICA 2 com vencimento em 10/02/2015, desconsiderando as demais parcelas;

- Os imóveis que não possuírem débitos até o dia 20/10/2014 terão um desconto adicional de 5% na COTA ÚNICA 1 ou de 2% na COTA ÚNICA 2, já incluso nas guias;

- Para imóveis utilizados na indústria, comércio e prestação de serviços já está incluído desconto adicional de 5% na COTA ÚNICA 1 ou de 1% na COTA ÚNICA 2;

- Para pagamento parcelado e sem desconto, devem ser desconsideradas as COTAS ÚNICAS e utilizadas as guias restantes, sendo o vencimento da primeira parcela para o dia 16/03/2015.

 COMO IMPRIMIR O CARNÊ PELO SITE

Para emitir as guias de pagamento do IPTU 2015 os contribuintes podem acessar o site da Prefeitura  (www.pmpf.rs.gov.br), entrar na aba “Finanças”, e em seguida em “Emissão IPTU 2015”. Depois disso devem informar a Inscrição da Economia e clicar em “Consultar”. Por fim,  entrar na opção “Relatórios” e imprimir as guias que desejar.

 

 

 

Gostou? Compartilhe