Cerca de 50% dos usuários buscam o seguro desemprego

Aumento da demanda em janeiro e fevereiro é de aproximadamente 25%. Serviço ampliará horário de funcionamento a partir de março

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Em média, entre 150 e 180 pessoas são atendidas por dia a Agência do FGTAS/Sine de Passo FundoEm média, entre 150 e 180 pessoas são atendidas por dia a Agência do FGTAS/Sine de Passo Fundo
Em média, entre 150 e 180 pessoas são atendidas por dia a Agência do FGTAS/Sine de Passo Fundo
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A agência do FGTAS/Sine de Passo Fundo registrou um aumento de aproximadamente 25% na demanda de atendimento durante os meses de janeiro e fevereiro. Apesar de o aumento ser comum neste período, neste ano alguns fatores favoreceram esse acréscimo. Entre eles uma falha na confecção de carteiras de trabalho durante o mês de dezembro de 2014 e início de janeiro de 2015 que acumulou a demanda e ainda a maior procura pelo seguro desemprego. A Agência do FGTAS/Sine de Passo Fundo deverá ter novidades a partir de março, entre elas a ampliação do horário de atendimento.

Conforme o coordenador regional da Agência de Desenvolvimento Social Adelar Soares nesta época é comum o aumento de confecção de carteiras de trabalho, principalmente entre os jovens com idade a partir de 14 anos, principalmente para concorrer às vagas como Menor Aprendiz oferecidas pelas empresas.  “Desde o mês de dezembro até o dia 9 de janeiro a emissão de carteira foi interrompida em todo o país. Então houve um acúmulo do pessoal que estava para fazer em dezembro e teve de voltar em janeiro”, complementa Soares. Em média, entre 150 e 180 pessoas são atendidas diariamente.

Na agência do FGTAS/Sine de Passo Fundo há apenas um equipamento operando para a emissão do documento. A foto é feita na hora e as digitais são captadas por meio de leitores biométricos. Com apenas um equipamento a capacidade de atendimento fica restrita entre 35 e 40 documentos emitidos por dia.  Uma das novidades que deverá entrar em funcionamento em breve é um novo sistema de transmissão de dados via internet para a confecção da carteira de trabalho que deverá diminuir o tempo de entrega do documento. “Uma mudança que já está em vigor é de que somente o portador da carteira pode retirar o documento. Antes, qualquer pessoa que trouxesse o protocolo de pedido do documento poderia retirar. Agora só a pessoa que fez pode buscar a carteira. Além disso, em breve será feito o registro biométrico do usuário que retirou a carteira de trabalho. Essas medidas são feitas para dar mais segurança”, observa.

Aumento do seguro desemprego

O aumento do número de pessoas em busca do seguro desemprego pode estar relacionado à nova lei que entrará em vigor no mês de março que amplia de seis meses para um ano e seis meses o período trabalhado para que a pessoa tenha direito ao seguro desemprego. “Nestes dois primeiros meses de 2015 aumentou em torno de 25% os encaminhamentos de seguro desemprego, mas a partir de março tende a estabilizar”, observa Soares.

Encaminhamento para vagas

O coordenador explica ainda que diariamente há entre 100 e 120 vagas de emprego disponíveis na agência. Boa parte delas para empresas de abate. Além disso, o Sine oferece espaço para que empresas que tenham vagas possam fazer o recrutamento de trabalhadores no local. “Existem muitas empresas que fazem essa intermediação, mas no Sine o serviço é gratuito. Além disso, no nosso site as vagas de emprego estão sempre atualizadas, inclusive com vagas para pessoas com deficiência”, indica.

Central de Matrículas

As longas filas que se formam em frente à agência nesta época do ano se devem ainda ao fluxo de pessoas que buscam a Central de Matrículas para escolas estaduais e municipais. O Sine cedeu um espaço para que o atendimento pudesse ser realizado no local.

Novo horário

A partir de março a agência do FGTAS/Sine de Passo Fundo terá novo horário de atendimento: das 8h ás 17h, sem fechar ao meio dia. Até o final de fevereiro o funcionamento permanece das 8h às 14h. “Prevemos um aumento na confecção de carteiras de trabalho, podendo chegar próximo a 50 documentos emitidos por dia e também de ampliar os atendimentos relacionados ao seguro desemprego para 70 senhas por dia”, explica Soares. 

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