Neste 15 de março é celebrado o dia Dia Mundial do Consumidor. O Balcão do Consumidor e o Procon, realizaram uma série de atividades para divulgar o trabalho dos dois órgãos que prestam atendimento gratuito à população. Permanentemente e em datas especiais o Balcão do Consumidor, projeto de extensão da Faculdade de Direito da UPF, em parceria com a Prefeitura de Passo Fundo (Procon) e o Ministério Público Estadual, se preocupa em atuar na educação dos consumidores, bem como na mediação nas relações de consumo.
Conforme o professor Vanderlei Schneider, em 2014 o Balcão do consumidor atingiu a marca de 50 mil atendimentos realizados em oito anos de atividades. Além disso, diariamente, cerca de 70 pessoas procuram o Balcão em busca de algum tipo de mediação nas relações de consumos. O índice de resolução dos conflitos é de aproximadamente 70%. “Isso auxilia ainda a desafogar o poder judiciário que teria de absorver essas demandas”, explica Schneider.
No dia 21 de março o Balcão na Estrada participa do projeto Bairro a Bairro na Vila Luiza. A van do Balcão estará no local prestando orientações à comunidade, distribuindo materiais educativos e esclarecendo dúvidas dos interessados. O personagem Tchê Consumidor também participa da atividade.
Em Passo Fundo o Balcão do Consumidor funciona na Av. Brasil,743 – Centro. O horário de atendimento se estende de segunda à sexta-feira das 12h às 17h30min. O telefone para contato é o (54) 3314-7660 e o e-mail [email protected].