O Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Passo Fundo informa que a inadimplência no município está relativamente estável, mas com uma pequena tendência de elevação para os próximos meses. Grande parte dos inadimplentes são pessoas que emprestaram o nome para terceiros. Os consumidores pertencentes a faixa etária entre 20 e 40 anos são os que menos cumprem suas responsabilidades financeiras.
De acordo com o diretor do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) da Câmara de Dirigentes Lojistas de Passo Fundo (CDL), Volmir Danielli, os últimos dados referentes a inadimplência apontam um aumento significativo. “Em dezembro tivemos 5,63% de inadimplência e janeiro 6,26%, o que representa 0.63 pontos percentuais de aumento entre dezembro de 2014 e janeiro de 2015”, explicou Danielli. Esse cenário, conforme o diretor do SCPC, é resultado do maior consumo em dezembro. “As pessoas consumiram mais, gastaram com férias, não se planejaram ou perderam o emprego”, explicou. A tendência é que a elevação dos índices continue nos próximos meses. “A inadimplência está relativamente estável, mas com uma pequena tendência de elevação para os próximos meses. As taxas de juros aumentando, o mercado com uma certa recessão e as mudanças nas regras do seguro desemprego provocam uma instabilidade e deixam as pessoas receosas”, salientou o diretor do SCPC.
Das pessoas registradas no SCPC, 33,4% são homens e 66,6% são mulheres. “As mulheres são responsáveis pela maioria das compras no comércio. Adquirem produtos pra ela, pra família, para os sobrinhos. Elas consomem mais”, justificou.A faixa etária entre os 20 e 40 anos somam o maior índice de inadimplência com 62,18%. As pessoas acima dos 50 anos também chamam atenção. “Somando a faixa etária até 50 anos e acima desta idade, temos 36,25%. Nesta situação, entram os aposentados que emprestam o nome para os netos, para sobrinhos, para filhos que acabam não pagando. As pessoas com mais idade são mais envolvidas pelo sentimento e acabam emprestando o nome”, destacou Danielli. O diretor do SCPC enfatizou os principais fatores da inadimplência. “A diminuição do emprego e a expectativa de recessão contribuem, mas os principais fatores são as compras não planejadas e o empréstimo do nome a terceiros”, ressaltou o diretor do SCPC.
Comparativo entre fev. 2014 e fev. 2015: -25,11%
- Fevereiro 2014: 8,36%
- Fevereiro 2015: 6,26%
Faixa etária da inadimplência:
- Até 19 anos: 0,28%
- Até 20 anos: 1,26%
- Até 25 anos: 19,42%
- Até 30 anos: 15,75%
- Até 40 anos: 27,01%
- Até 50 anos: 16,63%
- Acima dos 50 anos: 19%
Inadimplência no Brasil
Tanto o número de consumidores inadimplentes quanto a quantidade de dívidas não pagas desaceleraram no mês de fevereiro, em relação a fevereiro do ano passado. O número de pessoas registradas em serviços de proteção ao crédito, que em janeiro havia aumentado 3,12% na comparação anual, desacelerou e cresceu +2,33% em fevereiro, atingindo a menor variação desde o início da série histórica ? contabilizada a partir de janeiro de 2011. Da mesma forma, a quantidade de dívidas atrasadas, que em janeiro havia registrado alta de 2,40%, cresceu menos e subiu +1,81% em fevereiro. Os dados são do indicador mensal de inadimplência da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).