Cresce número de cheques devolvidos

O porcentual é o mais alto para o mês desde 2009, quando a devolução representou 2,27%

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A proporção de cheques devolvidos pela segunda vez por falta de fundos, alínea 12 segundos as normas do Banco Central, em relação ao total movimentado já subiu para 2,15% em fevereiro. O porcentual é o mais alto para o mês desde 2009, quando a devolução representou 2,27%. O resultado também representa um avanço se comparado a janeiro de 2015 (2,02%) e a fevereiro de 2014 (1,95%), segundo dados Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) administrado pela CDL Passo Fundo. 

Apesar do avanço na relação sobre o total de cheques em circulação, o número absoluto de cheques devolvidos teve retração de 3,6% (1.131.476) na comparação mensal, enquanto o número de movimentados caiu 9,2% (951.597.200). Assim favorecendo a elevação do porcentual no período. 
Já no acumulado dos dois primeiros meses do ano, houve retração de 4,3% nas devoluções e de 14,6% no número total de cheques movimentados. Neste período, os cheques devolvidos de pessoas físicas recuaram 6,0% ao passo que os de pessoas jurídicas registraram acréscimo de 0,4%.
 
Para Volmir Danielli, Diretor do SCPC, este aumento era previsto, mas ainda está dentro de uma margem histórica. “Devemos ficar atentos a este índice, o segredo para reduzi-lo está dentro de cada empresa. Analisar bem nossa análise de crédito, conferir sempre a documentação de nossos clientes e não aceitar cheques de terceiros, são soluções caseiras para não ter este tipo de problema dentro da empresa” ressalta o dirigente.

 

 

Gostou? Compartilhe