Faltando poucos dias para a Páscoa e agora que o comércio de produtos tradicionais começa a se aquecer. As vendas, que vinham fracas até então, começaram a crescer na última segunda-feira (23) e vem crescendo gradativamente dia após dia. Para a próxima semana, no entanto, é esperado o maior volume em vendas, gerando uma expectativa de crescimento, pelo menos em nível municipal, já que a expectativa nacional é de queda em relação ao ano passado.
Em uma das lojas de doces mais tradicionais de Passo Fundo, a semana já começou com grande movimento. De acordo com Marialda Antunes, proprietária do estabelecimento, apesar da maior procura ter começado somente na segunda-feira, três modelos de ovos com brinquedos já se esgotaram. “É impressionante a procura que estamos tendo de ovos infantis. A procura nos surpreendeu e temos três tipos que terminou o estoque”, salienta. Apesar dos preços cerca de 10% mais altos que no ano passado, o consumidor está saindo às compras e, na tarde de ontem, muitos estavam saindo de sacolas cheias da loja.
Segundo Marialda, existe também uma grande procura por barras de chocolate para derreter e formas, para quem tem a intenção de fazer os ovos em casa, mas ainda assim a procura por ovos está surpreendendo. “Esperamos ainda uma movimentação maior nas vendas na próxima semana. A terça, a quarta e a quinta-feira que antecedem o domingo de Páscoa são, tradicionalmente, os de maior venda”, comenta.
No geral, a expectativa da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) é modesta: “esperamos um crescimento de 1 a 2 %”, comenta o presidente da entidade, Agadir Stramari. Ele aposta ainda na diversificação das vendas, com a entrada dos chamados “presentes úteis”. Conforme Stramari, conversando com os lojistas, a projeção é de que os consumidores invistam menos em chocolates e agreguem produtos duráveis aos presentes de Páscoa.0
Os mais procurados
Uma novidade que já vem de alguns anos, mas que continua tendo boa procura é o chamado ovo de colher, que são metades de ovos recheados que já vem com a colher para comer o recheio. Tanto crianças quanto adolescentes estão ficando de olho em outro produto: o ovo que vem com fones de ouvido em formato de tartaruga, lançado no ano passado e relançado em 2015, mas que continua entre os mais vendidos. Para os apaixonados pelos times de futebol, a indústria que fabrica os produtos com licença das marcas colocou no mercado ovos com relógios do Grêmio ou do Inter. Além destes, personagens tradicionais como Ben 10, Barbie, Homem Aranha, Princesas também estão disponíveis, cada qual com um brinquedo associado.
Previsão pessimista em nível nacional
À exemplo do que aconteceu com as vendas para o Natal, que ficaram abaixo do esperado em praticamente todo o país, a previsão para a Páscoa também é de vendas menores que no mesmo período do ano anterior. O volume de vendas para a Páscoa deve ser 0,5% menor, em comparação com a Semana Santa de 2014, segundo a projeção da Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Esta será a primeira retração para a data desde 2004, quando ocorreu uma queda de 4,8%.