Uma nova cultivar da Biotrigo Genética, considerada a de melhor pacote fitossanitário já lançado do país, foi destaque durante a 22ª Expotécnica, realizada nos dias 16 e 17 de julho em Sabáudia (PR). A apresentação do TBIO Sossego reuniu produtores e técnicos da Região Norte e Central do Paraná. Segundo o Gerente Regional Norte da Biotrigo Genética, Fernando Michel Wagner, a cultivar que chega aos multiplicadores em 2016, trazendo perspectivas promissoras nos próximas safras, pelo pacote tecnológico que oferece ao triticultor, combinando com o elevado potencial de rendimento e de qualidade industrial, o alto nível resistência à germinação em pré-colheita, Brusone, Giberela, Bacteriose - a qual tem tido forte ocorrência na atual safra - e ao complexo de doenças folhares, que incluem principalmente as manchas amarela e marrom, ferrugem e oídio. “Tivemos a oportunidade de demonstrar durante este evento uma nova perspectiva que possibilita um pouco mais de estabilidade na produção de trigo na região, entregando uma excelente ferramenta ao agricultor”, destaca o gerente, que compartilhou a apresentação com a equipe da Biotrigo, formada pelo Supervisor Comercial, Junior Matias e os Analistas Comerciais Bruno Alves e Everton Garcia.
Wagner acrescenta que a procura por informações sobre o material foi grande durante o evento. “Tivemos muitos produtores rurais pedindo detalhes sobre nosso portfólio, porém a sanidade que esta cultivar demonstrou após toda esta sequência de chuvas impressiona, inclusive aos assistentes técnicos. Assim como TBIO Toruk oferece uma excelente opção para o alto investimento, preocupados em atender as diferentes demandas, hoje trazemos ao campo uma ferramenta que foca investimentos menores ou mesmo aquele produtor que está em dúvida se semeia ou não a cultura. Com toda certeza TBIO Sossego ganhará rapidamente uma área expressiva no estado do Paraná e restante do país nas próximas safras”, ressalta Wagner.
Trigo Pão, o TBIO Sossego é uma cultivar de ciclo médio, equilibrado perfilhamento, apresenta elevada resistência à debulha natural. A indicação é para lavouras de baixo e médio investimento nas seguintes áreas do zoneamento agrícola: Rio Grande do Sul (1 e 2), Paraná (1, 2 e 3), São Paulo (2 e 3) e Mato Grosso do Sul (3), tendo no próximo ano extensão para todas as regiões tritícolas do país, incluindo Cerrado.
Sobre a Expotécnica
Considerada como um show de tecnologias a campo, a Expotécnica acontece há 22 anos na cidade de Sabáudia (PR) com objetivo de aproximar técnicos, pesquisadores e agricultores, além de levar orientações sobre os programas de governo para a agricultura familiar, incentivar a diversificação e oportunizar negócios na Região Norte e Central do Paraná. As atividades envolvem demonstrações a campo, seminários e oficinas temáticas das principais atividades agrícolas. Nesta edição, o evento recebeu cerca de 2,5 mil agricultores incluindo jovens na sucessão familiar, mulheres agricultoras, autoridades, lideranças, expositores, imprensa e demais visitantes.
Segundo o Supervisor Comercial da Regional Norte, Deodato Matias Junior, o evento é marcante, pois normalmente inicia toda uma sequência de eventos nos quais a Biotrigo demostra os frutos do trabalho de um programa de melhoramento vencedor, o qual já é líder em genética de trigo na América Latina. “Participamos de mais de 100 eventos direcionados aos agricultores, recomendantes e multiplicadores de sementes em nossa regional no ano de 2014, sendo que a previsão no ano de 2015, é de que este número aumente”, afirma Matias. Os dias de campo são a oportunidade de o agricultor conhecer as cultivares já lançadas e principalmente, as que estarão disponíveis nos anos sequentes. “A Expotécnica possui uma característica marcante, pois não seleciona os participantes pelo tamanho da área que semeiam, mas sim, pelo anseio que o agricultor possui em buscar conhecimento”, complementa o Analista Comercial Bruno Leonardo Alves.
Sobre a Biotrigo Genética
Fundada em 2008, a Biotrigo traz na bagagem um programa de melhoramento genético com mais de duas décadas e vêm incorporando as mais modernas tecnologias às cultivares Biotrigo (TBIO), com o objetivo de levar qualidade, tecnologia, segurança e maiores rendimentos ao produtor e a toda cadeia. Localizada em Passo Fundo, região Norte do Rio Grande do Sul, e com filial em Campo Mourão, no Paraná, a empresa atende a diversos estados do território brasileiro, além de exportar para países do Mercosul e América do Norte. Detentora de aproximadamente 90% de marked share no Rio Grande do Sul, 55% no Paraná e 67% no Brasil, a Biotrigo Genética atualmente conta com um portfólio de 14 cultivares de trigo, incluindo dois novos projetos focados em segmentos ainda inéditos no mercado.