Pessimismo x otimismo

Em comparação com o ano passado, vendas na semana do Dia dos Pais caíram. Porém, com relação aos meses anteriores, houve aumento de 15%

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Em todo o país, os presentes mais procurados foram roupas, calçados e acessóriosEm todo o país, os presentes mais procurados foram roupas, calçados e acessórios
Em todo o país, os presentes mais procurados foram roupas, calçados e acessórios
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As expectativas pessimistas dos comerciantes brasileiros se confirmaram e o comércio varejista registrou o pior resultado dos últimos seis anos para o Dia dos Pais. De acordo com os dados calculados pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), a semana que antecedeu a data – do dia 2 até o dia 8 de agosto – repetiu o comportamento de baixa das demais datas comemorativas deste ano, registrando queda de 11,21%. Em 2014, as vendas já haviam caído 5,09%.

Comemorado sempre no segundo domingo do mês de agosto, o Dia dos Pais é a quarta data comemorativa que mais movimenta o varejo em volume de vendas e faturamento, atrás do Natal, Dia das Mães e Dia dos Namorados. Segundo levantamento do SPC Brasil, neste ano, os presentes mais procurados foram roupas, calçados e acessórios, como cintos, óculos, relógios, meias e gravatas. Entretanto, conforme as entidades, o resultado negativo é consequência do desaquecimento da economia, influenciado principalmente pela escalada dos juros, pela inflação acima do teto da meta e pelo aumento no desemprego.

Porém, para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Passo Fundo, Agadir Stramari, a comparação das vendas desse ano não deve ser feita em relação a anos anteriores, já que a realidade da economia do país é outra. “No momento em que não há mais incentivo, que se perdeu a confiança e que há uma incerteza política, os consumidores colocaram o pé no freio e, por isso, não devemos fazer comparativos com 2014. Se fizermos isso, certamente ficaremos em pânico, pois obviamente vendemos menos”, explica Stramari.

Otimismo
O presidente da CDL também ressalta que a comparação das vendas deste ano está sendo realizada com outros meses de 2015. “Não devemos comparar as vendas com datas comemorativas de 2014, mas sim com outros meses do próprio 2015. Neste sentido, as vendas cresceram cerca de 15% na semana do Dia dos Pais”, pontua Stramari. Além disso, o clima também influencia nas vendas. Os invernos mais curtos dos últimos dois anos têm diminuído a procura por casacos, botas e acessórios da estação. Para a comemoração dos pais, mesmo com a venda de artigos de frio, a maior procura foi pelos lançamentos da primavera/verão. “Os lojistas mais preparados já anteciparam as vitrines com lançamentos das próximas estações. Houve venda nos dois sentidos, ainda teve gente que preferiu levar produtos de inverno e também quem já adiantou as compras de meia-estação”, pontua o presidente da CDL,

Vendas na semana do Dia dos Pais no Brasil:
2015: -5,1%
2014: 2,1%
2013: 3,3%
2012: 6,0%
2011: 8,8%
2010: 6,9%

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