Brasileiros sem disciplina econômica

Cheque especial é usado por três em cada dez internautas que extrapolam suas finanças

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Uma pesquisa realizada em todas as capitais pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) com internautas que vivem fora do padrão de vida e encerram o mês com as contas no vermelho revela que 28% dos entrevistados admitem usar o cheque especial e o cartão de crédito como extensão da própria renda.

Ainda de acordo com a pesquisa, 62% dos entrevistados não conseguiram poupar e 38% deixaram de pagar alguma conta nos últimos seis meses. Os especialistas do SPC Brasil alertam que o cheque especial é um instrumento de crédito bastante prático, mas que deve ser usado apenas em casos emergenciais e de curto prazo, como cobrir o pagamento de uma despesa imprevista e inadiável.

O estudo revela também  um diagnóstico preocupante ao mostrar que a falta de organização com os gastos é atitude frequente entre os entrevistados que vivem além do seu padrão de vida. Quatro em cada dez entrevistados não realizam um controle sistemático das despesas, seja porque ele é feito apenas 'de cabeça', ou seja, a partir de um método não confiável, ou porque simplesmente não anotam os gastos que assumem.

Gostou? Compartilhe