Estimativa de crescimento é de até 2% nas vendas de Natal

Lojistas apostam na variedade dos estoques e em condições de pagamentos para atrair os consumidores

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A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Passo Fundo estima um aumento, mesmo que tímido, entre 1% a 2% nas vendas de Natal em relação ao ano passado. Essa época do ano, que costuma ser a mais movimentada no comércio, também é uma oportunidade de crescimento nas vendas. Os lojistas estão ofertando condições especiais de pagamento, variedades de produtos e investindo em um bom atendimento para atrair os consumidores, já que as estimativas são para uma redução na intenção de gastos com presentes neste Natal.

Mesmo que pequeno, a CDL, que possui cerca de 1,5 mil associados, avalia como positivo o percentual de crescimento. “Dentro da atual conjuntura econômica, é uma expectativa bem otimista. Enquanto todo resto do Brasil decresceu, Passo Fundo se manteve dentro do mesmo parâmetro do ano passado em função de várias situações, já que temos, por exemplo, seis grandes pilares que sustentam a nossa economia. Então teremos um Natal equilibrado”, aposta o presidente da CDL, Agadir Stramari.

Passo Fundo, que é polo em vários setores, é muito procurado pelas pessoas de municípios vizinhos, o que movimenta a economia. “Atingimos em torno de 80 a 100 municípios. As pessoas acabam vindo para Passo Fundo em função da saúde, educação, compras e lazer beneficiando o comércio”, ressalta Stramari.
A entidade acredita que esse Natal será dos presentes úteis. “Todos os setores no Natal são procurados. Mas esse ano será o tal do presente útil. As pessoas vão presentear com algo que seja necessário e útil. Os logistas estão trabalhando no sentido de proporcionar ao cliente oportunidades de comprar com boas ofertas, condições de pagamento e variedade no estoque”, revela o presidente da CDL.

Os lojistas estão otimistas para o Natal e dão dicas de como superar a crise. “Bom atendimento, estoque reforçado, condições de pagamento, preço, qualidade e credibilidade são essenciais. O consumidor está exigente. Quem estiver preparado para vender, vai vender. Estamos otimistas e pretendemos atingir os mesmos números do ano passado”, afirma o empresário do setor de vestuário masculino, Miro Fontoura.

E tem consumidores que já entraram no “espírito” das compras de Natal. “Eu já estou comprando os presentes. Inclusive, hoje, já comprei. Acho que os preços estão melhores agora e estou aproveitando. O pagamento foi a vista. O dinheiro está apertado e não dá para ficar parcelando”, relata a consumidora Lucila Moraes.

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