Se a qualificação profissional já é fundamental quando a economia vai bem, imagina em tempos de crise. As agências e instituições que auxiliam no recrutamento e seleção de pessoas registram um grande movimento de pessoas em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho. Neste início de ano, a CDL empregos, por exemplo, informa que 70 candidatos se cadastraram nestes primeiros dias do mês de janeiro e que há 25 vagas abertas.
O presidente da CDL, Adriano Sonda, revela que o número de vagas é maior que o mesmo período do ano passado, mas a procura por empregos também aumentou significativamente. “Surpreendentemente tivemos uma criação maior de vagas que no início de 2015, mas ao mesmo tempo aumentou o número de candidatos nestes primeiros 15 dias. Isso significa que o desemprego acentuou”, informa Sonda.
As empresas costumam fazer ajustes no quadro de funcionários em épocas de crise. “As empresas criaram mais vagas, o que é comum em épocas de crise. Quando a crise aperta, as empresas fazem ajustes na área pessoal em relação aos funcionários que não estão dando respostas positivas para a empresa. Depois que acalma, elas voltam a contratar, por isso que se cria vagas em momentos de desempregos”, explica o presidente da CDL.
A qualificação profissional pode ser o diferencial nestes momentos de dificuldade na economia. “Com os ajustes feitos pelas empresas, as vagas em aberto são preenchidas por profissionais mais qualificados. Neste momento, o número de vagas é menor do que a quantidade de candidatos que procuram por um emprego. Quem tem qualificação sai na frente. Na verdade, a qualificação não é só para momentos de crise, ela vale para vida toda”, ressalta Sonda.
O número de demissões também chama a atenção neste período. “No final do ano passado e início deste ano, conforme fontes oficiais, o número de demissões com carteira assinada no comércio e serviços foi de 295 pessoas e na indústria foi perto de 600 trabalhadores. São números que nos preocupam muito, porque são bem elevados, ainda mais no final do ano, que é época de contratações. Mas estamos otimistas, e esperamos que assim que o governo resolva suas questões políticas, comece a tomar medidas para melhorar a economia do país”, comenta o presidente da CDL.
As vagas existentes na CDL Empregos são para o setor do comércio, prestação de serviços e pequenas indústrias. As pessoas interessadas devem fazer o cadastro na CDL Empregos, localizada na Avenida General Netto, nº 443, 4º andar, no Centro de Passo Fundo. Informações pelo número (54) 3045-8802.