UPF auxilia gratuitamente contribuintes na Declaração do Imposto de Renda

Atendimento é realizado nas sextas-feiras, das 14h às 19h, na sala de extensão da Feac, no Campus I, e nas quintas-feiras, das 13h30 às 17h30, no Campus III, na Avenida Brasil

Por
· 1 min de leitura
Serviço será oferecido até o dia 29 de abrilServiço será oferecido até o dia 29 de abril
Serviço será oferecido até o dia 29 de abril
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O projeto de extensão Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativa e Contábeis da Universidade de Passo Fundo (NAF/Feac/UPF), criado em parceria com a Receita Federal, iniciou, na sexta-feira, 4 de março, o serviço de auxílio no preenchimento das declarações do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) 2016. O atendimento é gratuito e destinado para a comunidade acadêmica e população em geral. 

O serviço será oferecido até o dia 29 de abril e é realizado por alunos do curso de Ciências Contábeis da UPF e pelos professores que atuam no projeto. O atendimento acontece no Campus I, localizado na BR 285, bairro São José, todas as sextas-feiras, das 14h às 19h, na sala de extensão da Feac. Já no Campus III, localizado na Avenida Brasil, no Centro, as pessoas interessadas devem procurar o Serviço de Assistência Jurídica (Sajur), nas quintas-feiras, das 13h30min às 17h30min.

Durante o atendimento, é feito o esclarecimento de dúvidas ao contribuinte e o preenchimento da declaração. “As principais dúvidas são em relação à declaração de bens, como imóveis e veículos, e despesas dedutíveis, que são, por exemplo, despesas médicas (que não têm limite), e despesas educacionais (limitadas a cerca de 3,5 mil reais). Este ano, também houve uma modificação importante. A idade mínima dos dependentes que devem ter o CPF informado na Declaração caiu de 16 para 14 anos”, explica a professora da Feac/UPF Mirna Muraro.

O NAF realiza este serviço desde 2013, quando 50 pessoas procuraram o atendimento. Já no ano passado, foram realizados 250 atendimentos e, em 2016, a estimativa é ultrapassar esse número. “Já é o terceiro ano que faço a declaração com esse auxílio da UPF, pela facilidade e agilidade. Sempre tenho dúvidas e prefiro contar com a ajuda deles”, salienta o contribuinte Luciano Rodrigues da Mota.

O serviço também contribui para o conhecimento dos acadêmicos de Ciências Contábeis. “É uma experiência importante. Além de aprender mais, a gente também ajuda outras pessoas que não têm condições de pagar um contador”, enfatiza a acadêmica Karine Neckel de Oliveira.


Atendimento é realizado nas sextas-feiras, das 14h às 19h, na sala de extensão da Feac, no Campus I, e nas quintas-feiras, das 13h30min às 17h30min, no Campus III, na Avenida Brasil

Gostou? Compartilhe