Para algumas pessoas, é impossível não pensar em Páscoa sem chocolate. Porém, há quem passe a data muito bem sem os tradicionais doces e essa é a aposta dos lojistas do Rio Grande do Sul.
Uma pesquisa realizada pela Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo (AGV), que contou com a divulgação da CDL Passo Fundo, aponta que 43,2% dos entrevistados – em sua maioria da região norte do Estado – gostariam de ganhar roupas, enquanto 38,6% optam pelos tradicionais chocolates, 18,2% livros e 15,9% cosméticos.
Com isso, a expectativa é que o setor movimente R$ 270 milhões em vendas de produtos para a data, o mesmo arrecadado no ano passado. Conforme o presidente da CDL Passo Fundo, Adriano Sonda, apesar da insegurança dos consumidores no atual cenário da economia nacional, a Páscoa carrega um simbolismo muito forte e as pessoas sempre compram ao menos uma lembrança. “As pessoas não deixam de presentear na data e, por isso, esperamos um crescimento de 2 a 3 % em relação ao ano passado”, ressalta o presidente.
A pesquisa aponta que o tíquete médio se mantém o mesmo do ano passado: R$ 50,00 por presente. O levantamento ainda revela que 59,1% pagará as compras com dinheiro, 36,4% com cartão de crédito e 18,2% com cartão de débito.
Campanha de Páscoa
Promovida tradicionalmente pela CDL, a campanha de Páscoa busca incrementar as vendas na data comemorativa. Os cartazes já foram distribuídos aos 1.400 associados à CDL Passo Fundo e estão expostos nos estabelecimentos comerciais da cidade. Neste ano, o slogan da campanha é: “Páscoa mais feliz vem recheada de presente”.
Chocolate ainda é o preferido
Em Passo Fundo, uma pesquisa feita pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Faculdade Imed, mostrou que os passo-fundenses estão sim dispostos a presentear amigos e familiares nesta Páscoa. Segundo os dados da pesquisa, quando questionados sobre qual o valor que pretendem gastar, o valor foi de aproximadamente R$ 140,00 para comprar em média três presentes. O que significa um valor de R$ 47,00 por presente.
Entretanto, a maioria dos entrevistados afirmou que não tem intenção de comprar os tradicionais ovos de Páscoa e sim adquirir outros produtos para presentear. Entre as opções, o chocolate segue sendo o preferido, mas aparece em outros formatos. Cerca de 46% dos entrevistados prefere optar por bombons ou chocolates em barra. 30% disse que irá presentear com calçados ou roupas, enquanto pouco mais de 5% vai optar por brinquedos.