Nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2016, o desemprego disparou como a principal causa da inadimplência dos brasileiros, segundo a pesquisa nacional Perfil do Consumidor Inadimplente, realizada pelo Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), referente ao primeiro trimestre deste ano. De acordo com o levantamento, 41% dos entrevistados não conseguiram pagar as contas em dia em consequência do desemprego.
De acordo com o diretor do SCPC Passo Fundo, Valter Ceolin, o dado também reflete a realidade dos consumidores passo-fundenses. “O desemprego têm afetado as famílias – principalmente aquelas que ganham até três salários mínimos – impossibilitando-as de conseguirem pagar suas contas em dia. Ao mesmo tempo, percebemos que os consumidores estão mais cautelosos ao realizarem suas compras e a tendência é que, em médio prazo, o número de inadimplentes registre queda”, revela o diretor do SCPC.
A diminuição da renda foi o segundo motivo causador da inadimplência, com 18% de menções, o que representa um crescimento de sete pontos percentuais na comparação com o resultado do primeiro trimestre do ano passado. O levantamento foi realizado pelo SCPC, em todo o país, no período de 22 de fevereiro a 03 de março, com 1.019 consumidores inadimplentes respondentes.
Ainda segundo a pesquisa, o desemprego tem afetado a inadimplência principalmente para as famílias que ganham até três e entre três a dez salários mínimos, com 49% e 34% das menções, impossibilitando-as de efetuarem o pagamento de suas contas regularmente. No ano passado, esses percentuais eram de 41% e 30%, respectivamente.
Já o descontrole financeiro como causa do não pagamento da dívida, diminuiu nas três faixas de renda observadas: até três salários mínimos (de 25% para 13%), entre três a dez salários mínimos (de 31% para 19%) e acima de dez salários mínimos (de 27% para 16%). Para aqueles com renda familiar acima de dez salários mínimos, aumentam os casos de “esqueceram de pagar” com 24%, contra 19% do mesmo período do ano anterior.
Desemprego é o principal motivo da inadimplência
· 1 min de leitura