Percentual de cheques devolvidos foi de 2,33% em abril

Dado é do Serviço Central de Proteção ao Crédito e representa queda na comparação com março deste ano

Por
· 1 min de leitura
O indicador apresentou queda na comparação com março, mas superou o resultado do ano anterior, de 2,21%O indicador apresentou queda na comparação com março, mas superou o resultado do ano anterior, de 2,21%
O indicador apresentou queda na comparação com março, mas superou o resultado do ano anterior, de 2,21%
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados no país atingiu 2,33% em abril de 2016, de acordo com dados do Serviço Central de Proteção ao Crédito, o SCPC.

O indicador apresentou queda na comparação com março, quando havia registrado 2,59%, mas superou o resultado do ano anterior, de 2,21%. Os cheques devolvidos recuaram 17,2% na comparação mensal, enquanto os cheques movimentados caíram apenas 7,9%, o que contribuiu para a redução do percentual no período.

Para o diretor do SCPC de Passo Fundo, Valter Ceolin, o percentual ainda reflete a dificuldade que o brasileiro está encontrando para honrar seus compromissos financeiros. Porém, segundo ele, “a tendência é que o percentual de cheques devolvidos siga diminuindo na medida em que a economia se recupera e o consumidor retoma sua confiança”.

De acordo com Ceolin é indispensável que o lojista aumente a cautela na hora de efetuar a venda com este meio de pagamento. “O SCPC conta inúmeras soluções para o apoio ao recebimento de cheques com segurança, desde consultas e relatórios até serviços de garantia integral dos valores recebidos em cheques”, finaliza.

Gostou? Compartilhe