Frio vai garantir vendas no Dia dos Namorados

Levantamento da Associação Gaúcha para o Desenvolvimento do Varejo estima que movimento será de R$ 345 milhões no Estado, sem crescimento real sobre o ano passado.

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O clima frio que predomina em todas as regiões do Estado deve contribuir para que as vendas do Dia dos Namorados seja equivalente ao verificado na mesma data do ano passado, quando o comércio totalizou R$ 345 milhões em vendas, sem crescimento real em volume de negócios. É o que estima uma pesquisa da Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo (AGV), que contou com o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Passo Fundo.

Para o presidente da CDL, Adriano Sonda, o Dia dos Namorados é uma data decisiva para o bom desempenho da classe lojista no mês de junho. “Além do frio, que é um aliado ao incentivar compras de produtos da estação, de acordo com o levantamento realizado pela AGV, 86,8% dos gaúchos vão presentar na data, o que nos deixa com boa expectativa para o resultado das vendas”, comenta.

Mesmo que a maioria dos gaúchos queira presentear, 53,6% dos entrevistados afirmaram que o valor gasto em 2016 será menor do que em 2015, e o valor do tíquete médio ficará entre R$ 90,00 e R$ 110,00. Para 55,2% dos gaúchos, o presente ideal para se ganhar no Dia dos Namorados é roupa (54,3%), seguido por perfumes e cosméticos (32,2%), calçados (29,9%) e livros (25,3). Acessórios, joias, flores e eletrônicos também aparecem como preferências de quem vai comprar presente para comemorar a data.

O perfil de pagamento é variado. Conforme o levantamento, 39,3% afirmaram que vão pagar o presente no cartão de crédito de forma parcelada, enquanto que 25% pagará em dinheiro, 16,7% em cartão de débito, e 14,3% usará o crédito em 1x. As lojas de rua serão a preferência de 51,8% dos entrevistados, 38,6% irá comprar nas lojas de shopping e 9,6% pela internet.

Conforme Sonda, as ações dos lojistas podem ser decisivas na hora da compra em busca do melhor presente para comemorar o Dia dos Namorados. “Um bom atendimento, uma vitrine decorada e atrativa e a equipe motivada para vender são essenciais para atrair o consumidor”, enfatiza o presidente.

Dê presentes do tamanho do seu amor
Para atrair quem deseja presentear, as empresas associados à CDL contam com a Campanha de Dia dos Namorados promovida pela entidade. A Campanha que tem como slogan “Dê presentes do tamanho do seu amor” foi elaborada com o propósito de decorar os estabelecimentos comerciais da cidade e movimentar as redes sociais. "Já distribuímos os materiais gráficos da Campanha aos associados e os próprios lojistas farão suas ações com descontos e condições especiais de pagamento", finaliza o presidente.

Gostou? Compartilhe