Recuperação de crédito do consumidor sobe 5,4% no ano

Levantamento do SCPC é elaborado a partir da quantidade de exclusões dos registros de dívidas vencidas e não pagas informados anteriormente pelas empresas credoras

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A recuperação de crédito do consumidor – obtida a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplentes – cresceu 5,4% no acumulado do ano (até maio de 2016), em comparação com o mesmo período do ano anterior, de acordo com dados nacionais do Serviço Central de Proteção ao Crédito, o SCPC.

De acordo com o levantamento, também houve elevação de 0,7% na variação acumulada em 12 meses - de junho de 2015 até maio de 2016 - contra os 12 meses antecedentes. Na avaliação mensal (maio de 2016 contra maio de 2015) a elevação foi de 16,4%. Na observação dos dados pelas regiões do país, no resultado acumulado em 12 meses, houve alta em todas as regiões, exceto na Sudeste, que ainda apresenta queda de 3,4%. 

Para o diretor do SCPC Passo Fundo, Valter Ceolin, o indicador de recuperação de crédito apresentou grande avanço, retornando em patamar positivo após praticamente dois anos. “O quadro de inadimplência na economia ainda é negativo para o ano, mas a tendência é que a recuperação de crédito siga crescendo”, enfatiza. O indicador de recuperação de crédito é elaborado a partir da quantidade de exclusões dos registros de dívidas vencidas e não pagas informados anteriormente ao SCPC pelas empresas credoras.

Gostou? Compartilhe