A Companhia de Gás do Estado do RS (Sulgás) é a terceira melhor empresa do setor de energia do país, de acordo com a 43ª edição do Melhores e Maiores, da Revista Exame. A publicação foi lançada na noite dessa quarta-feira (29), durante evento no Teatro Santander, em São Paulo.
Na ocasião, foram premiadas as empresas que mais se destacaram em 20 setores da economia em 2015. Para chegar ao resultado, balanços de 3 mil empresas e 80 mil indicadores financeiros foram analisados pela Fipecafi (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras), ligada ao Departamento de Contabilidade da Faculdade de Economia da Universidade de São Paulo.
O diretor-presidente da Sulgás, Claudemir Bragagnolo, aponta o bom desempenho da companhia, mesmo diante de um cenário econômico desafiador, como resultado do comprometimento de toda a empresa. "Embora tenha sido um ano difícil, a Companhia esteve comprometida com o crescimento sustentado, buscando reduzir custos operacionais e aumentar a rentabilidade do negócio, mantendo a competitividade do gás natural perante os combustíveis concorrentes", afirma Bragagnolo.
O dirigente também destaca o êxito da operação de fornecimento temporário de gás natural à Usina Termelétrica de Uruguaiana, que consumiu 169,40 milhões de metros cúbicos entre os meses de fevereiro e maio de 2015. Na época, a Sulgás foi designada pelo Ministério de Minas e Energia para atuar como agente responsável pela operação, montando uma complexa cadeia logística e contratual envolvendo players nacionais e internacionais para viabilizar o funcionamento da usina.
No ranking das mil maiores empresas do país, a Sulgás subiu 127 posições, chegando ao 492º lugar.