Famílias gaúchas reduzem despesas

Levantamento realizado pela entidade com apoio da CDL Passo Fundo revela que 88,2% das famílias gaúchas cortaram despesas neste ano

Por
· 1 min de leitura
 Crédito:  Crédito:
Crédito:
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Economia familiar é o tema da mais recente pesquisa realizada pela Associação Gaúcha para o Desenvolvimento do Varejo (AGV) com o apoio da CDL Passo Fundo. De acordo com o levantamento, 88,2% dos entrevistados diminuíram suas despesas neste ano.

Para conseguir equilibrar as contas no final do mês, 87,5% dos gaúchos reduziram o lazer - idas ao cinema, restaurantes, viagens, shows, teatro - e 37,5% diminuíram as compras no supermercado. Além disso, 34,4% reduziram os gastos com a telefonia móvel e para 66,7% dos participantes, o aumento das contas básicas os impediu de “fazer algo que gostava”. Também foram apontados na lista de redução de despesas: rancho, luz, transporte e TV a cabo.

Apesar de 88,9% dos participantes afirmarem que estão mais educados financeiramente, 47,1% afirma que adquiriu dívidas em 2016 com bancos e/ou financiamentos, 35,3% com cartão de crédito e 17,6% com crediário.

Sobre as compras em datas comemorativas (Dia das Mães, Pais, Namorados, Crianças, Páscoa, Natal, etc), 72,2% garantem que compraram e comprarão menos do que em 2015.  Quando perguntados sobre a maior preocupação neste ano, 40% respondeu que é não conseguir poupar. Para 25,7% a apreensão está em ficar desempregado, 20% em não conseguir pagar as contas.

Para o presidente da CDL Passo Fundo, Adriano Sonda, a pesquisa também reflete a realidade dos consumidores de Passo Fundo e região. “Mesmo que o município de Passo Fundo se diferencie da maioria das cidades gaúchas por ser polo de educação e saúde, é comum que ocorra contenção de gastos em épocas de crise econômica. Momentos como estes aumentam a capacidade crítica e de gestão dos orçamentos domésticos do consumidor, o que é positivo para as famílias”.

Gostou? Compartilhe