Nesta semana, a Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ) e Instituto Ipsos divulgaram pesquisa nacional que revela movimento de cerca de R$ 7,3 bilhões no Dia das Crianças de 2016. Ainda esse mês, a Associação Gaúcha para o Desenvolvimento do Varejo (AGV) com o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Passo Fundo, divulgou pesquisa apontando para a economia familiar. De acordo com o levantamento, 88,2% dos entrevistados diminuíram suas despesas neste ano.
O diretor da CDL de Passo Fundo, Ary Rabello, concorda que as famílias gaúchas estão reduzindo gastos. “Porém, o Dia das Crianças é uma data muito esperada pelos pequenos durante o ano todo. Um momento de receber presentes e carinho dos pais, avós, tios e madrinhas/padrinhos. Acredito que os pais ou responsáveis se preparam para que a data não passe em branco. A redução de custos, neste caso, reflete na procura por preços baixos e condições especiais de pagamento” reflete.
Estimativas
A estimativa da Fecomércio RJ para o gasto médio é de R$ 118,87 por pessoa. Entre as mulheres, o gasto é menor, atingindo, em média, R$ 113,35, enquanto entre os homens esse valor sobe para R$ 125,37. Cerca de 40% dos consumidores pretendem presentear no Dia da Criança, considerada a quarta maior data para o comércio, depois do Natal, Dia das Mães e Dia dos Namorados. A pesquisa foi efetuada entre 30 de julho e 9 de agosto, com 1.200 consumidores nas capitais Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Vitória, Florianópolis, Salvador e Recife e em mais 65 municípios brasileiros.
A CDL de Passo Fundo aponta para um levantamento encomendado pelo Sindilojas Porto Alegre e pela CDL Porto Alegre, em que o ticket médio na capital será de R$ 82,93, enquanto que em 2015 o valor gasto pelos consumidores foi, em média, R$ 78,03. “Levando em conta a pesquisa e trazendo para a realidade de Passo Fundo, acreditamos que o ticket médio seja entre R$75 a R$80,00”, pontua Rabello.
Quanto ao montante que deve ser injetado, em Passo Fundo, na data, o diretor afirma não haver dados oficiais já que a entidade não realiza pesquisa nas datas comemorativas, mas projeto um crescimento entre 4% e 5%, em relação aos demais períodos do ano.
Brinquedos constituem a maioria dos presentes apontados, pela instituição carioca, por 59% dos consultados, seguidos por roupas (27%), calçados (7%) e bicicletas (3%). Em Passo Fundo, confecções, calçados e brinquedos estão na lista das preferências. O diretor destaca que os eletrônicos também estão entre os favoritos, uma vez que estão presentes no dia a dia das crianças. “Uma tendência é unir o útil e o agradável e presentear com roupas/calçados que vêm acompanhados de acessórios. Por exemplo, uma sandália que vem com uma bolsa ou um calçado que vem com um relógio”, complementa.
Comércio aposta em boas vendas para a data
Apesar de AGV estimar que famílias estão mais econômicas, entidade passofundense garante que o data não passará em branco
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