Seminário desenvolve características empreendedoras

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Pessoas que desejam desenvolver comportamento empreendedor. Este é o público-alvo do Seminário Empretec, que iniciou na última segunda-feira e segue até sábado, dia 01 de outubro, na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Passo Fundo. Promovido em mais de 30 países, o Empretec é uma metodologia da Organização das Nações Unidas (ONU) voltada para o desenvolvimento de características empreendedoras e para a identificação de novas oportunidades de negócios. Em Passo Fundo, o Seminário acontece através de uma parceria entre a CDL e o SEBRAE, que coordena o Seminário no Brasil.
Para o instrutor Alessandro Dal Piva, a busca de oportunidade e iniciativa, persistência, comprometimento e planejamento são alguns dos tópicos abordados no Seminário, que conta com 60h de capacitação em seis dias de imersão. Segundo ele, o Empretec reúne 26 pessoas que garantiram suas vagas no Seminário após passarem por duas etapas: uma palestra de sensibilização e uma entrevista.
O processo de seleção, conforme Alessandro, explora as informações fornecidas pelo empreendedor para identificar se ele tem o perfil necessário e se está no momento adequado para participar do Seminário. “É um curso onde os participantes praticam e se desenvolvem através de situações reais do mercado. Em seis dias de imersão, os empreendedores percebem capacidades e limitações antes desconhecidas. Para participar é preciso estar disposto a viver a experiência de forma intensa”, comenta.
Viver intensamente o Empretec é o que faz, desde segunda-feira, o proprietário de uma loja de confecções infantis, Tiago Silva. Para ele, o Seminário é um instrumento que desperta qualidades empreendedoras que não são exploradas no dia a dia. “Você sabe que tem determinadas características, mas por algumas circunstâncias, como a zona de conforto, acaba não colocando em prática suas potencialidades. Porém, no mercado, na atual conjuntura em que vivemos, se você não desenvolver um diferencial, ficará para trás”, enfatiza.
Para Tiago, o Empretec não traz ferramentas prontas, mas desenvolve práticas que potencializam as características empreendedoras de cada um. “Cabe a cada um aceitar ou não as mudanças necessárias e reconhecer suas fraquezas e deficiências”, comenta. Além de Tiago, outras 25 pessoas participam do Seminário, que segue até o próximo sábado. Quem deseja obter mais informações sobre o Seminário e os treinamentos oferecidos pela CDL para empreendedores pode entrar em contato com o setor de Desenvolvimento da CDL através do telefone (54) 3045-8804 ou pelo e-mail [email protected].

Gostou? Compartilhe