Compras de fim de ano

Câmara de Dirigentes Lojistas de Passo Fundo espera que número de vendas seja 3,4% maior em comparação com o mesmo período de 2015

Por
· 2 min de leitura
Movimentação nas ruas do centro é intensa nos últimos dias do anoMovimentação nas ruas do centro é intensa nos últimos dias do ano
Movimentação nas ruas do centro é intensa nos últimos dias do ano
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A poucos dias do Natal, as ruas do centro de Passo Fundo enchem-se com a movimentação. Enquanto alguns estão de férias, outros trabalham para atender aos diversos clientes, repor os estoques e organizar as vitrines. O último mês do ano é o período mais importante para o comércio em termos de número de vendas. Não apenas o Natal, como também o Ano Novo, festas de formatura e outras festividades de encerramento são as principais datas para presentear alguém especial.
Apesar da crise em diversos setores e do desemprego que atinge 12 milhões de brasileiros, o que indicam as pesquisas é que cada pessoa deverá comprar cerca de cinco produtos para presentear amigos ou parentes, mesmo que sejam itens de menor valor do que costumavam adquirir em anos anteriores. Em Passo Fundo, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) percebe que os produtos mais vendidos são aqueles vistos como de maior necessidade: roupas, calçados e eletroeletrônicos. Em seguida, estão brinquedos e livros. O presidente da CDL, Adriano Sonda, diz que as vendas devem aumentar agora que a maioria dos passo-fundenses recebeu a segunda parcela do décimo terceiro salário (depositada no dia 20 de dezembro). “Nesta data tão importante, movida pela emoção, temos uma expectativa de vendas superior ao ano passado em torno de 3,4%, pois o varejo conta muito com o valor que a segunda parcela do décimo terceiro injeta no mercado”, declara.
Neste domingo (25), feriado de Natal, assim como no primeiro dia de janeiro, feriado de Ano Novo, o comércio estará fechado conforme determinação do Sindicato do Comércio Varejista de Passo Fundo (Sindilojas). Em ambos os sábados (24 e 31), os estabelecimentos podem abrir até às 18h. A expectativa é que nesses dias as vendas ainda sejam acentuadas, pois é costume do brasileiro deixar as compras para a última hora. Mesmo durante semana, as lojas já vêm atendendo em horário especial, na expectativa de receber os consumidores que não podem comparecer no horário comercial rotineiro. “Sabemos que o horário estendido é fator importante para o aumento das vendas, por isso, pedimos aos lojistas que façam o seu melhor, com descontos reais, ótimo atendimento com profissionais treinados e lojas bem decoradas e atrativas. Já o consumidor, deve se programar para fazer suas compras neste período e escolher as lojas de acordo com seus interesses”, orienta Adriano.


Mercados, supermercados e hipermercados
De acordo com a Convenção Coletiva de Trabalho 2015/2016, do Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Passo Fundo (Sincogêneros), nos feriados de Natal e Ano Novo os mercados estarão fechados. Nos dois sábados, vésperas dos feriados, a maioria dos estabelecimentos atenderá até às 20h, mas alguns podem optar por encerrar as atividades mais cedo. O ideal é buscar a informação no estabelecimento desejado e se programar para tentar realizar as compras com antecedência, a fim de evitar transtornos, como falta de produtos, movimentação intensa e filas longas.

Gostou? Compartilhe