Inadimplência do consumidor cai 0,9% em 2016

Dados divulgados pelo Serviço Central de Proteção ao Crédito indicam queda no ano e na avaliação mensal de dezembro

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A inadimplência do consumidor obteve queda de 0,9% em 2016, de acordo com dados nacionais do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC). Na avaliação mensal, descontados efeitos sazonais, houve retração de 7,6% do indicador quando comparado o resultado de dezembro contra novembro. Já na avaliação contra o mesmo mês do ano anterior, dezembro caiu 5,7%.

Regionalmente, na análise acumulada em 12 meses, as regiões Sul e Sudeste registraram retração de 4,9% e 2,0%, respectivamente. Por outro lado, as demais regiões registraram elevação de 4,1% no Norte, 2,6% no Nordeste e de 2,0% no Centro-Oeste.

Para o diretor do SCPC Passo Fundo, Valter Ceolin, a situação econômica do Brasil nos últimos dois anos gerou grande cautela nas famílias, inibindo o consumo e consequentemente contribuindo para a diminuição do fluxo de inadimplência. “Para 2017, mantendo a perspectiva de pequeno crescimento da economia e renda, juros menores e inflação controlada, esperamos uma retomada da demanda de crédito, expandindo a renda disponível das famílias, fatores que colaboram para manter o atual cenário de estabilidade da inadimplência”, comenta.

 

Na região Sul

O registro de inadimplência no Sul do país é o que apresenta a maior queda entre as regiões. No acumulado de 2016 em relação à 2015 a queda é de 4,9%. Na comparação entre dezembro de 2016 e  dezembro de 2015, a queda é de 12,5%. Na comparação entre dezembro e o mês anterior, novembro de 2016, a queda é de 4,5%.

Gostou? Compartilhe