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Lojistas investem em descontos de até 60% e condições especiais de pagamento para atrair consumidores

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Liquidações de verão chamam atenção dos consumidoresLiquidações de verão chamam atenção dos consumidores
Liquidações de verão chamam atenção dos consumidores
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Depois das típicas vendas intensas registradas nas datas comemorativas do fim do ano, o movimento no comércio costuma diminuir entre janeiro e fevereiro, mas a volta à uma rotina mais calma não faz parte dos planos dos lojistas. Neste período, o momento é dedicado a investir nas liquidações de verão. Além de manter o fluxo dos caixas, a intenção das promoções é queimar os estoques remanescentes, para poder renovar o catálogo de produtos e investir em itens que condizem com a estação que se aproxima – o outono.
É possível notar a atenção de quem caminha pelas ruas do centro de Passo Fundo sendo atraída às vitrines. Os cartazes, anunciando descontos de 20 a 60%, são tentadores e não são à toa: o investimento em decoração e propaganda por parte dos estabelecimentos é uma das apostas para atrair novos clientes. Para a Câmara de Dirigentes Lojistas de Passo Fundo (CDL/PF), a época é uma ótima oportunidade não somente para o empresário, mas também para o consumidor. Além de contar com preço baixo e condições especiais de pagamento, em alguns estabelecimentos ele também pode negociar com o vendedor descontos ainda maiores nas compras à vista. Sobre a procura pelos produtos, o presidente da CDL, Adriano Sonda, diz que “está dentro do normal para o período” e é preciso levar em consideração que uma parte dos consumidores está em viagem de férias e com foco em outras atividades e prioridades.
Sonda também pontua que neste ano, por força da crise, o consumidor brasileiro está consumindo menos e com valores menores. “Se por um lado é ruim para o varejo, que precisa vender mensalmente um valor que atinja o seu ponto de equilíbrio, por outro, está fazendo com que o consumidor aprenda a consumir com responsabilidade comprando aquilo que vai poder pagar, então, este é o legado da crise”.
Tradicionalmente, confecções, calçados e acessórios, óticas, eletrônicos e livros são os produtos mais procurados, mas outros segmentos também liquidam seus produtos, como os de móveis e eletrodomésticos, bazar e decoração, cosméticos e perfumaria, cama, mesa e banho e materiais de construção. “Os descontos reais realmente são muito atrativos”, complementa o presidente.

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