Bairro a Bairro volta remodelado

Com menos custos e grande participação, recomeça o programa que aproxima a Prefeitura das pessoas

Por
· 2 min de leitura
Primeira edição de 2010 aconteceu no bairro Santo Antônio da PedreiraPrimeira edição de 2010 aconteceu no bairro Santo Antônio da Pedreira
Primeira edição de 2010 aconteceu no bairro Santo Antônio da Pedreira
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Nem tempo nublado, nem previsão de chuva. Nada espantou a comunidade do bairro Santo Antônio da Pedreira, que compareceu em grande número no primeiro Programa Bairro a Bairro da Prefeitura de Passo Fundo deste ano, realizado em novo formato, utilizando a infraestrutura da quadra de esportes coberta e da Escola Municipal de Ensino Fundamental Romana Gobbi. 

“Este é um dia especial, porque estamos começando a segunda etapa do Programa Prefeitura Bairro a Bairro e estamos aqui, na comunidade de Santo Antônio da Pedreira para falar, para ouvir, mas principalmente para trabalhar junto com essa comunidade”, destacou o prefeito Luciano Azevedo. No evento realizado neste sábado, dia 8 de abril, o prefeito aproveitou o momento para também anunciar novidades sobre o programa. Além de manter a oferta de todos os serviços das secretarias municipais, o prefeito anunciou o novo formato para os eventos: “a partir dessa edição, que é a de número 36, o Bairro a Bairro continua, mas agora não mais em estruturas montadas, mas sim aproveitando os espaços das nossas escolas, das nossas unidades de saúde, dos CRAS, dos ginásios das associações de bairro”, ressaltou Luciano. De acordo com ele, com isso, os recursos que eram investidos para o aluguel das barracas será investido em outras áreas.

A cerimônia de abertura das atividades, além do prefeito Luciano Azevedo, contou com a presença do vice, João Pedro Nunes, do deputado estadual Juliano Roso, da diretora da escola, Adriana Vieceli, do presidente da Câmara de Vereadores, Patric Cavalcanti, da presidente do bairro, Maria de Fátima Ferreira, dos secretários municipais e vereadores.

Para a presidente do bairro, Maria de Fátima, desde a administração anterior, o bairro vem sendo visto com outros olhos pelo poder público municipal. “Quero agradecer muito pelas obras foram feitas no nosso bairro. E queria ainda dizer que mesmo com meus 65 anos de idade não tenho preguiça de sair à noite de lanterna para ver em qual poste está faltando luz, porque assumi e faço o que preciso, como é a nossa administração municipal”, salientou. O deputado Juliano Roso enfatizou a importância da realização do programa: “o Prefeitura Bairro a Bairro se reorganizou e continua pelo povo, resolvendo os problemas da cidade. É muito bom ver que existe essa preocupação com a nossa cidade”.

Abertura da Campanha do Agasalho

O primeiro Bairro a Bairro do ano também marcou a abertura da Campanha do Agasalho da Secretaria de Cidadania e Assistência Social (Semcas). “Temos uma administração que cuida da cidade e cuida das pessoas. E é assim que aproveitamos para dar início à Campanha do Agasalho deste ano. E o que pedimos é que as pessoas realmente façam uma doação como um ato de amor, doando roupas e calçados que usariam, em boas condições”, reforçou.

Ações do programa

Nesta edição o Bairro a Bairro contou uma miniexposição de fotografias do Museu Histórico Regional (MHR). Além da comunidade poder conferir, também foi participar. Quem tivesse fotos antigas do bairro pode fazer uma doação ao museu ou levar a foto para ser digitalizada e contribuir com o acervo.

O evento contou ainda com uma exposição do Corpo de Bombeiros e a participação do Passo Fundo Fusca Clube com alguns dos veículos. O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) esteve presente para realizar encaminhamento referente às vagas de estágio e aprendiz. Já o Balcão do Consumidor realizou orientação e esclarecimento de dúvidas dos moradores.

Teve ainda: distribuição de mudas e sementes; serviços de assistência social e atualização do Cadastro Único; esclarecimentos sobre programas como Bolsa Família e Minha Casa, Minha Vida, entre outros; orientações de prevenção de doenças, testes rápidos e escovação para crianças; distribuição de medicamentos do Programa Farmácia Mais Perto; orientações de combate à dengue; orientações sobre direitos do consumidor; corte de cabelo, manicure e massoterapia; escolinha de Trânsito; apresentações artísticas; espaço de literatura infantojuvenil e jogos educativos; brincadeiras para as crianças. 

 

Gostou? Compartilhe